
A) A Educação Básica é formada pela Educação
Infantil, pelo Ensino Fundamental, pelo Ensino
Médio e, optativamente, pelo Ensino Superior.
B) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação
Básica, tem como finalidade o desenvolvimento
integral da criança de até 6 (seis) anos de idade,
em seus aspectos físico, psicológico, intelectual
e social, suplementando a ação da família e da
comunidade.
C) O Ensino Fundamental, com duração mínima
de 8 (oito) anos, obrigatório e gratuito na escola
pública, iniciado aos 6 (seis) anos de idade, terá
por objetivo a formação geral do cidadão.
D) O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica,
com duração mínima de três anos, terá, como
uma de suas finalidades, a consolidação e o
aprofundamento dos conhecimentos adquiridos
no Ensino Fundamental, possibilitando o
prosseguimento de estudos.
2- Segundo o parágrafo único do Art. 61 da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional, “a formação
dos profissionais da educação, de modo a atender às
especificidades do exercício de suas atividades, bem
como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades
da educação básica” (BRASIL, 1996), deve se apoiar em
três fundamentos.
De acordo a LDB, assinale a alternativa em que não se
tem esses fundamentos.
A) Presença de sólida formação básica que propicie
o conhecimento dos fundamentos científicos e
sociais de suas competências de trabalho.
B) Associação entre teorias e práticas, mediante
estágios supervisionados e capacitação em
serviço.
C) Exigência de formação em Nível Superior
para atuar na docência em todas as etapas e
modalidades da educação básica.
D) Aproveitamento da formação e experiências
anteriores em instituições de ensino e em outras
atividades.
3- Considerando o Artigo 68 da LDB, que dispõe sobre os
recursos públicos destinados à educação, analise as
origens de recursos a seguir.
I. Receita de transferências constitucionais e outras
transferências.
II. Receita do salário-educação e de outras
contribuições sociais.
III. Receita de incentivos fiscais.
Segundo a LDB, assinale quais recursos serão
originários:
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.
4- A Base Nacional Comum Curricular é um documento
de caráter normativo que define o conjunto orgânico e
progressivo de aprendizagens essenciais que todos
os alunos devem desenvolver ao longo das etapas
e modalidades da Educação Básica, de modo que
tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e
desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua
o Plano Nacional de Educação (PNE).
Em relação à BNCC, assinale a alternativa incorreta.
A) A BNCC busca contribuir para o alinhamento
de políticas e ações, nos âmbitos federal,
estadual e municipal, referentes à formação
de professores, à avaliação, à elaboração de
conteúdos educacionais e aos critérios para a
oferta de infraestrutura adequada para o pleno
desenvolvimento da educação.
B) Espera-se que a BNCC contribua para superar a
fragmentação das políticas educacionais, enseje
o fortalecimento do regime de colaboração entre
as três esferas de governo e seja balizadora da
qualidade da educação.
C) Trata-se de documento consultivo que se aplica
à educação escolar, tal como a define o § 1º
do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional.
D) Trata-se de referência nacional para a
formulação dos currículos dos sistemas e das
redes escolares e das propostas pedagógicas
das instituições escolares dos estados, do
Distrito Federal e dos municípios.
5- Na BNCC, apresenta-se a síntese das aprendizagens
esperadas em cada campo de experiências. Essa
síntese deve ser compreendida como elemento balizador
e indicativo de objetivos a serem explorados em todo o
segmento da Educação Infantil, e que serão ampliados e
aprofundados no Ensino Fundamental.
Sobre as aprendizagens esperadas na Educação Infantil,
relacione a COLUNA I com a COLUNA II associando
os campos de experiências aos direitos e objetivos de
aprendizagem aos quais pertencem.
COLUNA I
1. Corpo, gestos e movimentos
2. Escuta, fala, pensamento imaginação
3. Espaços, tempos, quantidades, relações e
transformações
4. Traços, sons, cores e formas
COLUNA II
( ) Conhecer diferentes gêneros e portadores
textuais, demonstrando compreensão da função
social da escrita e reconhecendo a leitura como
fonte de prazer e informação.
( ) Interagir com o meio ambiente e com fenômenos
naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade
e cuidado com relação a eles.
( ) Reconhecer a importância de ações e situações
do cotidiano que contribuem para o cuidado da
saúde do estudante e para a manutenção de
ambientes saudáveis.
( ) Relacionar-se com o outro empregando gestos,
palavras, brincadeiras, jogos, imitações,
observações e expressão corporal.
Assinale a sequência correta.
A) 1 4 3 2
B) 2 3 1 4
C) 2 1 3 4
D) 4 3 1 2
Gabarito
1- D
2- C
3- D
4- C
5- B
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