01/08/2019

SIMULADO - LDB/96 e BNCC

1- A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define, no Título V, os níveis e as modalidades de educação e ensino. Acerca dessa organização e estrutura, é correto afirmar: 

A) A Educação Básica é formada pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio e, optativamente, pelo Ensino Superior. 
B) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, suplementando a ação da família e da comunidade. 
C) O Ensino Fundamental, com duração mínima de 8 (oito) anos, obrigatório e gratuito na escola pública, iniciado aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação geral do cidadão. 
D) O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, com duração mínima de três anos, terá, como uma de suas finalidades, a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.

2- Segundo o parágrafo único do Art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, “a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica” (BRASIL, 1996), deve se apoiar em três fundamentos. 

De acordo a LDB, assinale a alternativa em que não se tem esses fundamentos. 

A) Presença de sólida formação básica que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho. 
B) Associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço. 
C) Exigência de formação em Nível Superior para atuar na docência em todas as etapas e modalidades da educação básica. 
D) Aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e em outras atividades.

3- Considerando o Artigo 68 da LDB, que dispõe sobre os recursos públicos destinados à educação, analise as origens de recursos a seguir. 

I. Receita de transferências constitucionais e outras transferências. 
II. Receita do salário-educação e de outras contribuições sociais. 
III. Receita de incentivos fiscais. 

Segundo a LDB, assinale quais recursos serão originários: 

A) I e II, apenas. 
B) I e III, apenas. 
C) II e III, apenas. 
D) I, II e III.

4- A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). Em relação à BNCC, assinale a alternativa incorreta. 

A) A BNCC busca contribuir para o alinhamento de políticas e ações, nos âmbitos federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação. 
B) Espera-se que a BNCC contribua para superar a fragmentação das políticas educacionais, enseje o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e seja balizadora da qualidade da educação. 
C) Trata-se de documento consultivo que se aplica à educação escolar, tal como a define o § 1º do Artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 
D) Trata-se de referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares e das propostas pedagógicas das instituições escolares dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

5- Na BNCC, apresenta-se a síntese das aprendizagens esperadas em cada campo de experiências. Essa síntese deve ser compreendida como elemento balizador e indicativo de objetivos a serem explorados em todo o segmento da Educação Infantil, e que serão ampliados e aprofundados no Ensino Fundamental. Sobre as aprendizagens esperadas na Educação Infantil, relacione a COLUNA I com a COLUNA II associando os campos de experiências aos direitos e objetivos de aprendizagem aos quais pertencem. 

COLUNA I 

1. Corpo, gestos e movimentos 
2. Escuta, fala, pensamento imaginação 
3. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 
4. Traços, sons, cores e formas 

COLUNA II 

( ) Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação. 
( ) Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles. 
( ) Reconhecer a importância de ações e situações do cotidiano que contribuem para o cuidado da saúde do estudante e para a manutenção de ambientes saudáveis. 
( ) Relacionar-se com o outro empregando gestos, palavras, brincadeiras, jogos, imitações, observações e expressão corporal. 

Assinale a sequência correta. 

A) 1 4 3 2 
B) 2 3 1 4 
C) 2 1 3 4 
D) 4 3 1 2

Gabarito

1- D
2- C
3- D
4- C
5- B

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