1- No quadro das atuais concepções psicológicas,
linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita, a
entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no
mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses
dois processos: pela aquisição do sistema
convencional de escrita – ___________________ – e
pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse
sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas
sociais que envolvem a língua escrita –
________________.
Assinale a alternativa que completa correta e
respectivamente as lacunas do texto:
a) o letramento / a alfabetização.
b) a alfabetização / o letramento.
c) o letramento / a codificação.
d) Nenhuma das alternativas.
2- Sobre Vigotsky analise as afirmativas abaixo:
I - Definiu a Zona de Desenvolvimento Proximal.
II - Apresentou a relação entre o pensamento e a
linguagem.
III – Postulou que o professor deve motivar os alunos
a descobrir as relações entre os conceitos e
construam os seus próprios juízos.
Está CORRETO o que se afirma em:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) Nenhuma das alternativas.
3- Diante dos conflitos da hipótese silábica, a criança
descobre que o esquema de uma letra para cada
sílaba não funciona e, assim, procura acrescentar
letras à escrita da fase anterior, caracterizando o nível
de evolução da escrita descrito por Emília Ferreiro
como:
a) Nível pré-silábico.
b) Nível silábico.
c) Nível silábico alfabético.
d) Nenhuma das alternativas.
4- Trabalhar o nome próprio no início da
alfabetização é ter uma valiosa fonte de informação
disponível para outras indagações e aprendizagens,
que servirão para produzir outras escritas e leituras,
além de ter estreita relação com a construção da
identidade da criança. Sobre o trabalho com o nome próprio no processo de alfabetização, analise os itens
a seguir:
I - Aprendendo a letra inicial dos colegas, elas
aprendem a nomear as letras do alfabeto (M, de Maria;
P, de Pedro).
II - Ajuda a perceber a ordem não aleatória dentro de
um conjunto de letras (não vale colocar qualquer letra,
além de existir uma ordem obrigatória).
III - Possibilita a reflexão sobre as unidades que
compõem a palavra: como as sílabas e as letras.
Está CORRETO o que se afirma em:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, II e III.
d) Nenhuma das alternativas.
Gabarito
1- B
2- A
3- C
4- C
Nenhum comentário:
Postar um comentário