10/09/2019

SIMULADO com 4 questões sobre conhecimento pedagógico (Instituto Excelência/2019)

1- No quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita – ___________________ – e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita – ________________. 

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto: 

a) o letramento / a alfabetização. 
b) a alfabetização / o letramento. 
c) o letramento / a codificação. 
d) Nenhuma das alternativas. 

2- Sobre Vigotsky analise as afirmativas abaixo: 

I - Definiu a Zona de Desenvolvimento Proximal. 
II - Apresentou a relação entre o pensamento e a linguagem. 
III – Postulou que o professor deve motivar os alunos a descobrir as relações entre os conceitos e construam os seus próprios juízos. 

Está CORRETO o que se afirma em: 

a) I e II, apenas. 
b) I e III, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) Nenhuma das alternativas.

3- Diante dos conflitos da hipótese silábica, a criança descobre que o esquema de uma letra para cada sílaba não funciona e, assim, procura acrescentar letras à escrita da fase anterior, caracterizando o nível de evolução da escrita descrito por Emília Ferreiro como: 

a) Nível pré-silábico. 
b) Nível silábico. 
c) Nível silábico alfabético. 
d) Nenhuma das alternativas.

4- Trabalhar o nome próprio no início da alfabetização é ter uma valiosa fonte de informação disponível para outras indagações e aprendizagens, que servirão para produzir outras escritas e leituras, além de ter estreita relação com a construção da identidade da criança. Sobre o trabalho com o nome próprio no processo de alfabetização, analise os itens a seguir: 

I - Aprendendo a letra inicial dos colegas, elas aprendem a nomear as letras do alfabeto (M, de Maria; P, de Pedro). 
II - Ajuda a perceber a ordem não aleatória dentro de um conjunto de letras (não vale colocar qualquer letra, além de existir uma ordem obrigatória). 
III - Possibilita a reflexão sobre as unidades que compõem a palavra: como as sílabas e as letras. 

Está CORRETO o que se afirma em: 

a) I e II, apenas. 
b) I e III, apenas. 
c) I, II e III. 
d) Nenhuma das alternativas. 

Gabarito

1- B
2- A
3- C
4- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário