1- (Amauc/2019) Elaborada por especialistas de todas as áreas do conhecimento, a Base Nacional Comum
Curricular- BNCC é um documento completo e contemporâneo, que corresponde às demandas do
estudante desta época, preparando-o para o futuro.
Acerca da Base Nacional Comum Curricular –
BNCC é CORRETO afirmar:
A) É um documento de caráter conservador que define o conjunto orgânico e progressivo de
aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e
modalidades da Educação Básica.
B) É um documento de caráter opcional que define o conjunto orgânico e progressivo de
aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e
modalidades da Educação Básica.
C) É um documento de caráter sugestivo que define o conjunto orgânico e progressivo de
aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e
modalidades da Educação Básica.
D) É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de
aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e
modalidades da Educação Básica.
E) É um documento de caráter tradicional que define o conjunto orgânico e progressivo de
aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e
modalidades da Educação Básica.
2- (IBFC/2019) 25) Segundo a Resolução CNE/CP nº2/2017 que
institui e orienta a implantação da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser
respeitada obrigatoriamente ao longo das
etapas e respectivas modalidades no âmbito da
Educação Básica, analise as afirmativas abaixo
e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A BNCC, como documento de caráter
normativo que define o conjunto orgânico e
progressivo de aprendizagens essenciais como
direito das crianças e adolescentes,
excetuando-se os adultos, que terão norteador
curricular diferenciado, no âmbito da Educação
Básica escolar.
( ) No âmbito da BNCC, competência é definida
como a mobilização de conhecimentos
(conceitos e procedimentos), habilidades
(práticas cognitivas e socioemocionais),
atitudes e valores, para resolver demandas
complexas da vida cotidiana, do pleno exercício
da cidadania e do mundo do trabalho.
( ) As escolas indígenas e quilombolas terão no
seu núcleo comum curricular suas línguas,
saberes e pedagogias, além das áreas do
conhecimento, das competências e habilidades
correspondentes, de exigência nacional da
BNCC.
Assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta de cima para baixo.
A) V, V, F
B) F, V, V
C) V, F, F
D) F, F, V
3- (Vunesp/2019) 31. Independentemente da duração da jornada escolar, o
conceito de educação integral com o qual a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está comprometida se
refere à construção intencional de processos educativos
que promovam
(A) acúmulo contínuo de informações como foco e objetivo principal da educação no novo cenário mundial
globalizado.
(B) aprendizagens sintonizadas com as necessidades,
as possibilidades e os interesses dos estudantes e
com os desafios da sociedade contemporânea.
(C) compreensão do papel da criança em sua aprendizagem, como indivíduo passivo em processo de ajustamento ao corpo social.
(D) desenvolvimento privilegiado da dimensão afetiva
em detrimento da dimensão intelectual (cognitiva),
com vistas à empatia entre os povos.
(E) reconhecimento das limitações do desenvolvimento
cognitivo a que estão sujeitos os indivíduos das
camadas sociais mais carentes.
4- (Vunesp/2019) As decisões curriculares e didático-pedagógicas das
Secretarias de Educação, o planejamento do trabalho
anual das instituições escolares e as rotinas e os eventos
do cotidiano escolar devem levar em consideração a
necessidade de superação das desigualdades. Para isso,
conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os
sistemas e redes de ensino e as instituições escolares
devem se planejar com um claro foco na equidade, que
pressupõe
(A) ajudar os mais carentes e deixar os socialmente
privilegiados responsáveis por seu próprio desenvolvimento.
(B) criar programas de assistência social para amparar e
pôr fim às desigualdades.
(C) selecionar os conteúdos e os saberes que são úteis
aos alunos, de acordo com sua condição social.(D) reconhecer que as necessidades dos estudantes
são diferentes.
(E) tratar todos como iguais, dando as mesmas condições e oportunidades de aprendizagem.
Gabarito
1- D
2- B
3- B
4- D
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