10/01/2020

SIMULADO com 4 questões sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular)

1- (Amauc/2019) Elaborada por especialistas de todas as áreas do conhecimento, a Base Nacional Comum Curricular- BNCC é um documento completo e contemporâneo, que corresponde às demandas do estudante desta época, preparando-o para o futuro.

Acerca da Base Nacional Comum Curricular – BNCC é CORRETO afirmar:

A) É um documento de caráter conservador que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
B) É um documento de caráter opcional que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
C) É um documento de caráter sugestivo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
D) É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
E) É um documento de caráter tradicional que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

2- (IBFC/2019)  25) Segundo a Resolução CNE/CP nº2/2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A BNCC, como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças e adolescentes, excetuando-se os adultos, que terão norteador curricular diferenciado, no âmbito da Educação Básica escolar.
( ) No âmbito da BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
( ) As escolas indígenas e quilombolas terão no seu núcleo comum curricular suas línguas, saberes e pedagogias, além das áreas do conhecimento, das competências e habilidades correspondentes, de exigência nacional da BNCC.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

A) V, V, F
B) F, V, V
C) V, F, F
D) F, F, V

3- (Vunesp/2019)  31. Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam

(A) acúmulo contínuo de informações como foco e objetivo principal da educação no novo cenário mundial globalizado.
(B) aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e com os desafios da sociedade contemporânea.
(C) compreensão do papel da criança em sua aprendizagem, como indivíduo passivo em processo de ajustamento ao corpo social.
(D) desenvolvimento privilegiado da dimensão afetiva em detrimento da dimensão intelectual (cognitiva), com vistas à empatia entre os povos.
(E) reconhecimento das limitações do desenvolvimento cognitivo a que estão sujeitos os indivíduos das camadas sociais mais carentes.

4- (Vunesp/2019) As decisões curriculares e didático-pedagógicas das Secretarias de Educação, o planejamento do trabalho anual das instituições escolares e as rotinas e os eventos do cotidiano escolar devem levar em consideração a necessidade de superação das desigualdades. Para isso, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os sistemas e redes de ensino e as instituições escolares devem se planejar com um claro foco na equidade, que pressupõe

(A) ajudar os mais carentes e deixar os socialmente privilegiados responsáveis por seu próprio desenvolvimento.
(B) criar programas de assistência social para amparar e pôr fim às desigualdades.
(C) selecionar os conteúdos e os saberes que são úteis aos alunos, de acordo com sua condição social.(D) reconhecer que as necessidades dos estudantes são diferentes.
(E) tratar todos como iguais, dando as mesmas condições e oportunidades de aprendizagem.

Gabarito

1- D
2- B
3- B
4- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário