24/10/2019

SIMULADO com 4 questões sobre Jean Piaget (Educa/2019)

SIMULADO Piaget, Wallon e Vygotsky
SIMULADO Piaget e PNE/14
1- A teoria Piagetiana pode contribuir para a construção de novos conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento cognitivo dos indivíduos; conhecimentos relevantes na construção de práticas educativas que respeitem os níveis de desenvolvimento das crianças na escola. Piaget (1998), imbuído da tarefa de esclarecer o desenvolvimento da lógica infantil, após inúmeras observações e experimentos com crianças, elabora aquilo que ele chamou de leis do desenvolvimento da inteligência, identificando uma hierarquia lógica, composta de leis irrevogáveis e consecutivas do processo de desenvolvimento cognitivo. 

I. A primeira lei do desenvolvimento da inteligência é a lei da conservação da matéria (ocorre aproximadamente entre 5 e 7 anos de idade). Esta lei se configura quando uma criança consegue identificar que uma "bolinha de massa" pode se transformar em uma "cobrinha de massa", e a matéria (massa) continua a mesma, apesar da mudança da forma. 
II. A segunda lei é a da conservação do peso (ocorre aproximadamente entre 7 e 9 anos de idade). Esta lei se configura quando uma criança consegue identificar que uma "bolinha de massa" tem o mesmo peso da "cobrinha de massa", apesar de terem formas diferentes. 
III. A terceira lei é a da conservação de volume (ocorre aproximadamente entre 9 e 11 anos de idade). Esta lei se configura quando uma criança consegue identificar que a "bolinha de massa" tem o mesmo volume da "cobrinha de massa", compreendendo as diferentes formas que pode assumir uma mesma matéria (massa). 

Está(ão) CORRETA(S) a(s) alternativas: 

(A) Apenas I. 
(B) Apenas I, II,
(C) Apenas, II e III.
(D) Apenas III. 
(E) I, II, III.

2- Segundo a teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget, o desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida. 

São aspectos do desenvolvimento humano, EXCETO: 

(A) Aspecto físico-motor. 
(B) Aspecto intelectual. 
(C) Aspecto cultural. 
(D) Aspecto afetivo-emocional. 
(E) Aspecto social.

3- Segundo a teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget, estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária. 

Considerando os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, assinale a alternativa INCORRETA: 

(A) Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra. 
(B) Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico. 
(C) Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento. 
(D) Personalidade - a personalidade começa a se formar na infância, entre 4 a 8 anos. 
(E) Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.

 4- Para Piaget (1991a) o jogo é essencial como recurso pedagógico e/ou psicopedagógico, pois no brincar a criança articula teoria e prática, formula hipóteses e experiências, tornando a aprendizagem atrativa e interessante. Ao estudar com observação e método a prática de jogos, propôs uma possível classificação na quais três tipos de estruturas caracterizam os jogos: o exercício, o símbolo, e a regra. O jogo de regras é a atividade lúdica do “ser sofisticado e começa a ser praticado por volta dos: 

(A) Três anos de idade. 
(B) Quatro anos de idade. 
(C) Cinco anos de idade. 
(D) Seis anos de idade. 
(E) Sete anos de idade.

Gabarito

1- E
2- C
3- D
4- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário