1- (IF-SP/2018) No livro Documentos de Identidade: uma
introdução às teorias do currículo, Tomaz Tadeu
da Silva, argumenta que um currículo crítico inspirado nas teorias sociais que questionam a construção social da raça e da etnia também evitariam
tratar a questão do racismo de uma forma simplista. Para o autor, o racismo não poderia ser tratado
simplesmente como uma questão de preconceito
individual, pois isso geraria uma pedagogia e um
currículo centrados numa simples “terapêutica” de
atitudes individuais consideradas erradas.
Considerando tais argumentações, uma unidade
educacional que estivesse diante de uma situação de
racismo praticada entre estudantes, estaria alinhada
corretamente com os pensamentos do teórico, se:
(A) Realizasse uma investigação da situação,
ouvindo a todos os envolvidos, tendo como
exclusivo resultado a aplicação das sanções
previstas no regimento escolar aos estudantes agressores, pois a punição, tomada como
exemplo, poderia inibir a prática de atos racistas por outros estudantes.
(B) Procurasse não dar visibilidade à situação,
empreendendo esforços para que somente os
envolvidos a conhecessem, pois se a atitude
racista dos estudantes se tornasse pública, poderia inspirar outros estudantes a terem atitudes semelhantes.
(C) Investigasse a situação e como proposta de resolução para o conflito, solicitasse aos agressores que se desculpassem junto à vítima,
comprometendo-se a não terem mais atitudes
semelhantes, sensibilizando-os sobre os danos
do racismo para quem o sofre.
(D) Propusesse, juntamente a outras medidas institucionais, uma ampla discussão sobre as causas institucionais, históricas e discursivas
do racismo, procurando identificar o quê no
currículo e nas práticas pedagógicas poderia
minimizar ações desta natureza.
2- (IF-SP/2018) A obra de Paulo Freire “Pedagogia da Autonomia” está dividida em três capítulos: “Não há
docência sem discência”; “Ensinar não é transferir conhecimento” e “Ensinar é uma especificidade humana”. Com isso o autor apresenta, analisa
e discute uma série de características, conceitos e
fundamentos sobre o ato de ensinar.
Assinale a alternativa que contemple de forma correta alguns dos pressupostos desta obra sobre o ato
de ensinar:
(A) Uma das tarefas primordiais dos educadores é
trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis, isto é, a preocupação central
da práxis pedagógica é a transmissão e assimilação de conteúdos para os sujeitos das classes
populares. Afinal, esses sujeitos somente poderão superar a ingenuidade e ignorância por
meio da apropriação dos conteúdos técnicos.
(B) Ensinar exige criticidade e pesquisa. Assim,
para aproximar o mundo do conhecimento das
classes trabalhadoras é preciso abandonar e negar o senso comum de modo a superar a visão
ingênua para construir, por meio da ciência, a
visão crítica, capaz de questionar as relações sociais.
(C) É possível e desejável que os estudantes das
classes trabalhadoras se tornem leitores críticos da realidade, a partir dos ensinamentos
dos professores. O educador estabelece como educando uma relação educador-educando
no qual o conhecimento advém daquele que já
percorreu uma trajetória acadêmica, isto é, o
educador. Cabe ao educador instigar a curiosidade crítica para que o educando seja capaz de
superar a realidade imediata.
(D) Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa
e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que
era possível ensinar. Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Enquanto ensino
continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e
me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo, educo e me educo.
3- (IF-SP/2018) Freire (2011, p.49) aponta que “o clima do
pensar certo não tem nada a ver com o das fórmulas pré-estabelecidas, mas seria a negação do pensar certo se pretendêssemos forjá-lo na atmosfera
da licenciosidade ou do espontaneísmo”.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre “pensar certo” e “método” para
Freire (2011):
(A) Não há pensar certo sem considerar o materialismo histórico-dialético.
(B) O método escolhido pelo sujeito determina
seu pensar certo.
(C) Sem rigorosidade metodológica não há pensar
certo.
(D) O pensar certo é possível a partir do método
que lhe confere veracidade.
4- (IF-SP/2015)Sobre avaliação da aprendizagem, à luz de Antoni Zabala em seu livro “A prática educativa: como ensinar”,
é correto afirmar que:
(A) A avaliação deve ter por objetivo prioritário mensurar os resultados obtidos pelos alunos com o intuito de classificá-los.
(B) Em uma concepção de educação propedêutica e seletiva, e um ensino uniformizador e transmissor, o objeto da
avaliação será o processo de aprendizagem de cada estudante, considerando sua diversidade.
(C) A avaliação formativa compreende as seguintes fases: avaliação inicial, planejamento, adequação do plano (avaliação reguladora), avaliação final e avaliação integradora.
(D) As atividades para conhecer qual é a compreensão de um conceito podem se basear na repetição de definições,
permitindo averiguar se o aluno foi capaz de integrar o conhecimento em suas estruturas interpretativas.
(E) Não é possível avaliar conteúdos atitudinais devido à subjetividade do avaliador, sendo impossível estabelecer
avaliações exatas.
5- (IF-SP/2018) De acordo com Gimeno Sacristán (1998):
(A) O currículo representa a listagem de conteúdos a serem ensinados na escola.
(B) Existe uma correspondência total entre o que é saber externo que potencialmente pode ser transmitido e a elaboração que se faz dos saberes contidos no currículo.
(C) Livros-textos, guias didáticos ou materiais diversos não integram o currículo.
(D) O papel do professor é o de aplicar o currículo elaborado em outras instâncias.
(E) Ao lado do currículo que se diz estar desenvolvendo, existe outro que funciona subterraneamente, denominado oculto.
6- (IF-SP/2018)Segundo Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, ensinar não é transferir conhecimento.
Ensinar exige:
I. Humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educandos.
II. Convicção de que a flexibilização do plano de aula é realizada sempre no início do ano/semestre letivo junto com
o Plano Político Pedagógico do Curso.
III. Respeito a autonomia do ser do educando.
IV. Ênfase na exclusividade do ensino do conteúdo.
V. Que no processo ensino-aprendizagem não importam as experiências informais das ruas e trabalho, mas sim as
experiências vividas em salas de aula.
Segundo Paulo Freire, estariam incorretas somente a(s) alternativa(s):
(A) II, IV e V.
(B) II, III e IV.
(C) I, III e V.
(D) I, II e III.
(E) I, II e V.
7- (IF-SP/2018) Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992).
I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem
duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.”
II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma
característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo
de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização.”
III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da
aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a
se virtualizar em ato mental.”
Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
(A) I - Vygotsky; II- Piaget; III- Wallon.
(B) I - Piaget; II- Wallon; III- Vygotsky.
(C) I - Wallon; II- Vygotsky; III- Piaget.
(D) I- Vygotsky; II- Wallon; III- Piaget.
(E) I - Piaget; II - Vygotsky; III- Wallon.
8- (IF-SP/2018) Levando-se em conta as correntes modernas sobre currículo, elencadas no livro “Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo”, de Tomaz Tadeu da Silva, pode-se inferir que:
I. O currículo é neutro e o que se ensina na escola é o conhecimento historicamente necessário para a formação de
cidadãos para o mercado de trabalho.
II. A escola não produz novo conhecimento, mas transforma o conhecimento científico em conhecimento escolar.
III. O currículo cria relações de poder.
IV. Na concepção crítica, o currículo é construído no desenvolver das relações, ele produz e contesta cultura.
São corretas somente as afirmativas:
(A) III e IV.
(B) I e III.
(C) II e IV.
(D) II e III.
(E) I e IV.
9- (IF-SP/2018) Sobre os modos de organização curricular apresentados por Antoni Zabala na obra “A prática educativa: como ensinar”, leia as afirmativas a seguir.
I. A diferença básica entre os modelos organizativos disciplinares e os métodos globalizados está em que
nestes últimos as disciplinas nunca são a finalidade básica do ensino, senão que têm a função de proporcionar os meios ou instrumentos que devem favorecer a realização dos objetivos educacionais.
II. A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais.
III. No enfoque globalizador, uma aula de matemática partiria de uma situação da realidade cuja solução
exigisse o uso de recursos matemáticos.
(A) Apenas a afirmativa I está correta.
(B) Apenas a afirmativa II está correta.
(C) Apenas a afirmativa III está correta.
(D) Todas as afirmativas estão corretas.
(E) Apenas duas afirmativas estão corretas.
Gabarito
1- D
2- D
3- C
4- C
5- E
6- A
7- A
8- A
9- D
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