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SIMULADO |
Diante disso, são afirmativas do autor, EXCETO:
(a) Quanto ao olhar sócio-histórico, a indisciplina aparece como força legítima de resistência
enquanto o olhar psicológico está associado à ideia de uma carência psíquica do aluno.
(b) A escola de outrora tinha um caráter elitista e conservador, destinando-se prioritariamente às
classes sociais privilegiadas.
(c) A indisciplina configura um fenômeno transversal a estas unidades conceituais
(professor/aluno/escola) quando tomadas isoladamente como recortes do pensamento. Não é
possível conceber a instituição escola como algo além ou aquém das relações concretas entre
seus protagonistas. A relação professor-aluno se torna o núcleo concreto das práticas educativas
e do contrato pedagógico – o que estrutura os sentidos cruciais da instituição escolar.
(d) É possível admitir que a indisciplina refere-se exclusivamente ao aluno, pois se trata de um
problema de cunho psicológico/moral. Portanto, não podemos creditar a indisciplina totalmente à
estruturação escolar e suas circunstâncias sócio-histórica, nem atribuir responsabilidades às
ações do professor, pois não se trata de um problema de cunho didático-pedagógico.
2- José Mario Pires Azanha apresenta em Democratização do ensino: vicissitudes da ideia no
ensino paulista, alguns eventos que, cada um a seu modo, representaram um esforço no sentido da
democratização do ensino, mesmo quando examinam superficialmente, as vicissitudes dos esforços
de democratização do ensino em São Paulo, no século XX.
Assinale o evento que NÃO foi citado pelo autor:
(a) Reforma Sampaio Dória (1920).
(b) Luta pela escola pública (1948-1961) e a expansão da matrícula no ensino ginasial (1967-1969).
(c) Manifesto dos Pioneiros (1932) e as esparsas tentativas de renovação pedagógica (Ginásios
Vocacionais).
(d) A implantação da educação tecnicista (1971).
3- Danilo Gandin, em Planejamento como prática educativa, traz por definição de planejamento
da educação, “Planejar é:
(a) Elaborar, executar e avaliar.
(b) Elaborar, executar, implementar e avaliar.
(c) Diagnosticar, elaborar e avaliar.
(d) Diagnosticar, executar, implementar e avaliar.
Gabarito
1- D
2- D
3- A
BOM
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