04/08/2016

Teste seus conhecimentos: Julio G. Aquino, José Mario Pires Azanha e Danilo Gadin

SIMULADO
1- Julio R. Groppa Aquino, afirma que a indisciplina é sem dúvida um tema de difícil abordagem e que seria, talvez, o inimigo número um do educador atual. Diz também que o manejo desse inimigo, as correntes teóricas não conseguiriam propor de imediato, pois se trata de algo que ultrapassa o âmbito estritamente didático-pedagógico, imprevisto ou até insuspeito do ideário das diferentes teorias pedagógicas. 

Diante disso, são afirmativas do autor, EXCETO: 

(a) Quanto ao olhar sócio-histórico, a indisciplina aparece como força legítima de resistência enquanto o olhar psicológico está associado à ideia de uma carência psíquica do aluno. 
(b) A escola de outrora tinha um caráter elitista e conservador, destinando-se prioritariamente às classes sociais privilegiadas. 
(c) A indisciplina configura um fenômeno transversal a estas unidades conceituais (professor/aluno/escola) quando tomadas isoladamente como recortes do pensamento. Não é possível conceber a instituição escola como algo além ou aquém das relações concretas entre seus protagonistas. A relação professor-aluno se torna o núcleo concreto das práticas educativas e do contrato pedagógico – o que estrutura os sentidos cruciais da instituição escolar. 
(d) É possível admitir que a indisciplina refere-se exclusivamente ao aluno, pois se trata de um problema de cunho psicológico/moral. Portanto, não podemos creditar a indisciplina totalmente à estruturação escolar e suas circunstâncias sócio-histórica, nem atribuir responsabilidades às ações do professor, pois não se trata de um problema de cunho didático-pedagógico. 

2- José Mario Pires  Azanha apresenta em Democratização do ensino: vicissitudes da ideia no ensino paulista, alguns eventos que, cada um a seu modo, representaram um esforço no sentido da democratização do ensino, mesmo quando examinam superficialmente, as vicissitudes dos esforços de democratização do ensino em São Paulo, no século XX. Assinale o evento que NÃO foi citado pelo autor: 

(a) Reforma Sampaio Dória (1920). 
(b) Luta pela escola pública (1948-1961) e a expansão da matrícula no ensino ginasial (1967-1969).
(c) Manifesto dos Pioneiros (1932) e as esparsas tentativas de renovação pedagógica (Ginásios Vocacionais). 
(d) A implantação da educação tecnicista (1971). 

3- Danilo Gandin, em Planejamento como prática educativa, traz por definição de planejamento da educação, “Planejar é: 

(a) Elaborar, executar e avaliar. 
(b) Elaborar, executar, implementar e avaliar. 
(c) Diagnosticar, elaborar e avaliar. 
(d) Diagnosticar, executar, implementar e avaliar. 

Gabarito

1- D
2- D
3- A

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