23/09/2016

Simulado sobre Vygotsky (questões da Vunesp e FCC)

1 (Vunesp/2016)Muitos educadores, reconhecendo que a velocidade de aprendizado pode variar de criança para criança, isolam os “aprendizes lentos” de seus professores e companheiros através do uso de instrução programada e muitas vezes mecanizadas. Vygotsky, valendo-se do conceito da zona de desenvolvimento proximal, vê o aprendizado como 

(A) dois processos distintos: um está relacionado ao interesse e esforço do aluno e o outro diz respeito àquele que é participativo e pesquisa a informação que lhe é transmitida. 
(B) um processo profundamente social, enfatizando o diálogo e as diversas funções da linguagem na instrução e no desenvolvimento cognitivo mediado. 
(C) processos diferenciados, pois existem alunos que apresentam capacidade cognitiva de apreensão do conhecimento e outros com déficit intelectual, por isso desatentos. 
(D) um processo de se obter conhecimento, desde que se aplique técnicas de motivação adequadas à fase de desenvolvimento dos alunos. 
(E) um processo de aprendizado que depende fundamentalmente do componente afetivo para que o aluno interaja com o conhecimento ensinado.

2- (FCC/201)15. Vygotsky denomina a distância entre a resolução independente de problemas e aquela que só é alcançada sob a orientação de alguém mais experiente de Zona de Desenvolvimento Proximal. Um exemplo de como isso ocorre pode ser dado por um professor que ao corrigir um trabalho 

(A) indica o erro e fornece a resposta correta. 
(B) anuncia que algo está errado e espera que o aluno encontre o problema. 
(C) oferece uma informação útil que o aluno ainda não dispõe para resolver a situação. 
(D) evita dar notas para não reforçar somente as referências externas do aluno. 
(E) elogia o resultado, mesmo que ruim, para não desestimular o aluno e depois corrige o erro. 

3- (FCC/2012) O conceito de “zona de desenvolvimento proximal”, elaborado por Lev Vygotsky, refere-se à distância entre 

(A) os saberes que o aprendiz possui, tanto “corretos” quanto “equivocados”, evidenciando a proximidade entre o saber consolidado e o saber erroneamente adquirido e que necessita de correção. 
(B) o que um aluno já aprendeu em seu desenvolvimento comparativamente a um colega mais ou menos “competente”, evidenciando ao educador a proximidade entre os saberes dos diversos alunos. 
(C) o que o aprendiz não sabe e aquilo que se pretende ensinar (meta de aprendizagem) pela mediação de outros mais “competentes” em relação a tal conhecimento, sejam eles adultos ou colegas. 
(D) o que já se encontra consolidado no desenvolvimento da criança e os desempenhos possíveis ou as capacidades que ela costuma apresentar quando interage com pessoas mais experientes. 

1- B
2- C
3- D

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