
(A) dois processos distintos: um está relacionado ao interesse e esforço do aluno e o outro diz respeito àquele que é
participativo e pesquisa a informação que lhe é transmitida.
(B) um processo profundamente social, enfatizando o diálogo e as diversas funções da linguagem na instrução e no desenvolvimento
cognitivo mediado.
(C) processos diferenciados, pois existem alunos que apresentam capacidade cognitiva de apreensão do conhecimento e
outros com déficit intelectual, por isso desatentos.
(D) um processo de se obter conhecimento, desde que se aplique técnicas de motivação adequadas à fase de desenvolvimento
dos alunos.
(E) um processo de aprendizado que depende fundamentalmente do componente afetivo para que o aluno interaja com o
conhecimento ensinado.
2- (FCC/201)15. Vygotsky denomina a distância entre a resolução independente de problemas e aquela que só é alcançada sob a orientação de
alguém mais experiente de Zona de Desenvolvimento Proximal. Um exemplo de como isso ocorre pode ser dado por um
professor que ao corrigir um trabalho
(A) indica o erro e fornece a resposta correta.
(B) anuncia que algo está errado e espera que o aluno encontre o problema.
(C) oferece uma informação útil que o aluno ainda não dispõe para resolver a situação.
(D) evita dar notas para não reforçar somente as referências externas do aluno.
(E) elogia o resultado, mesmo que ruim, para não desestimular o aluno e depois corrige o erro.
3- (FCC/2012) O conceito de “zona de desenvolvimento proximal”, elaborado por Lev Vygotsky, refere-se à distância entre
(A) os saberes que o aprendiz possui, tanto “corretos” quanto “equivocados”, evidenciando a proximidade entre o saber
consolidado e o saber erroneamente adquirido e que necessita de correção.
(B) o que um aluno já aprendeu em seu desenvolvimento comparativamente a um colega mais ou menos “competente”,
evidenciando ao educador a proximidade entre os saberes dos diversos alunos.
(C) o que o aprendiz não sabe e aquilo que se pretende ensinar (meta de aprendizagem) pela mediação de outros mais
“competentes” em relação a tal conhecimento, sejam eles adultos ou colegas.
(D) o que já se encontra consolidado no desenvolvimento da criança e os desempenhos possíveis ou as capacidades que ela
costuma apresentar quando interage com pessoas mais experientes.
1- B
2- C
3- D
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