21/09/2016

Teste seus conhecimentos - Língua portuguesa

Leia a charge para responder às questões de números 01 e 02.
                   

1- (Vunesp/2016) Considerando que as alternativas seguem a sequência do texto “Educação infantil e linguagem escrita é uma dupla sempre polêmica” (Folha de S.Paulo, 22.01.2015. Adaptado), o sentido que a conjunção “mas” estabelece entre as informações na fala da personagem da charge é o mesmo que se encontra na conjunção destacada em: 

(A) Em 2016, a educação infantil será obrigatória para 100% das crianças com 4 e 5 anos, porém o avanço só será completo quando receberem uma educação adequada à sua etapa de desenvolvimento. 
(B) Como as crianças exploram o mundo com a curiosidade de quem ainda não sabe a diferença entre aprender, jogar e imaginar, é fundamental que o professor seja um interlocutor responsável por ampliar-lhes o universo cultural. 
(C) Enquanto as crianças que frequentam as pré-escolas públicas muitas vezes são impedidas de se aproximar da língua escrita, as das pré-escolas particulares são quase obrigadas a se alfabetizar antes de entrarem no ensino fundamental. 
(D) Existe uma tendência de coibir e outra de impor a alfabetização. No entanto, entre a proibição e a obrigação, há uma criança que pensa e indaga o que é a escrita e constrói conhecimentos sobre esse objeto da cultura. 
(E) As reflexões que precisamos fazer são: as crianças têm a liberdade de pensar, formular perguntas e hipóteses na educação infantil? Ou permanecem em situação passiva, reproduzindo modelos prontos que os adultos determinam?

2- (Vunesp/2016) Na fala da personagem, fica evidente que 

(A) a qualidade da comida se equipara ao padrão de escrita. 
(B) a escrita com problemas resulta em refeição sem qualidade. 
(C) a qualidade da comida independe da qualidade da escrita. 
(D) a comida tem qualidade inferior à escrita registrada na placa. 
(E) a escrita da placa é ruim e a comida servida é ainda pior.

Gabarito

1- D
2- C

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