Leia a charge para responder às questões de números 01 e 02.
1- (Vunesp/2016) Considerando que as alternativas seguem a sequência
do texto “Educação infantil e linguagem escrita é uma
dupla sempre polêmica” (Folha de S.Paulo, 22.01.2015.
Adaptado), o sentido que a conjunção “mas” estabelece
entre as informações na fala da personagem da charge é
o mesmo que se encontra na conjunção destacada em:
(A) Em 2016, a educação infantil será obrigatória para
100% das crianças com 4 e 5 anos, porém o avanço
só será completo quando receberem uma educação
adequada à sua etapa de desenvolvimento.
(B) Como as crianças exploram o mundo com a curiosidade
de quem ainda não sabe a diferença entre
aprender, jogar e imaginar, é fundamental que o
professor seja um interlocutor responsável por
ampliar-lhes o universo cultural.
(C) Enquanto as crianças que frequentam as pré-escolas
públicas muitas vezes são impedidas de se aproximar
da língua escrita, as das pré-escolas particulares
são quase obrigadas a se alfabetizar antes de
entrarem no ensino fundamental.
(D) Existe uma tendência de coibir e outra de impor a
alfabetização. No entanto, entre a proibição e a obrigação,
há uma criança que pensa e indaga o que é a
escrita e constrói conhecimentos sobre esse objeto
da cultura.
(E) As reflexões que precisamos fazer são: as crianças têm a liberdade de pensar, formular perguntas
e hipóteses na educação infantil? Ou permanecem
em situação passiva, reproduzindo modelos prontos
que os adultos determinam?
2- (Vunesp/2016) Na fala da personagem, fica evidente que
(A) a qualidade da comida se equipara ao padrão de
escrita.
(B) a escrita com problemas resulta em refeição sem
qualidade.
(C) a qualidade da comida independe da qualidade da
escrita.
(D) a comida tem qualidade inferior à escrita registrada
na placa.
(E) a escrita da placa é ruim e a comida servida é ainda
pior.
Gabarito
1- D
2- C
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