26/09/2016

Teste seus conhecimentos - Danilo Gandin e ECA (DIRETOR DE ESCOLA - SEE/SP

1- Segundo GANDIN, o planejamento é um processo vivo e não se resume ao preenchimento de quadros com planos que, sob o pretexto de serem flexíveis, nunca são praticados como foram concebidos.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao planejamento participativo:

(A) O planejamento participativo visa esclarecer as ideias, firmar as opções e compreender melhor a realidade;
(B) O planejamento participativo organiza os processos da prática e estabelece a coerência entre as ideias, os processos e os resultados;
(C) O planejamento participativo visa não só democratizar as decisões, mas estabelecer o as prioridades para as pessoas envolvidas no processo e constitui-se em um ato de cidadania, na medida em que esse processo possibilita a definição da concepção de educação com o qual a escola deseja trabalhar;
(D) O planejamento participativo visa à análise de aspectos da conjuntura nacional e mundial e à necessidade de fortalecimento da educação básica.

2- De acordo com a Lei nº 8.069/90 que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente analise as afirmativas abaixo.

I - Considera-se criança, a pessoa até quatorze anos de idade completo, e adolescente aquela entre dezesseis e dezoito anos de idade.
II - É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente ensino fundamental, obrigatório e gratuito.
III - Os pais ou responsável não têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.
IV - A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de dois anos, salvo comprovada necessidade.
V - É dever exclusivo do Estado velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

A partir da análise, conclui-se que estão CORRETAS:

(A) I, II , IV e V, apenas;
(B) I, IV e V, apenas;
(C) I, II e IV, apenas;
(D) II e IV, apenas.

Gabarito

1- D
2- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário