04/09/2016

Teste seus conhecimentos - Diretor de escola da SEESP

1- (FCC/2003) Ao examinar alguns esforços de democratização do ensino em São Paulo, direcionados à ampliação das oportunidades educativas e à prática pedagógica, José Mário Pires Azanha afirma que: 

I. as posições e divergências se revelam nos esforços de realização histórica do ideal de uma educação democrática.
II. as propostas e debates sobre educação democrática revelam que as controvérsias ideológicas se concentram no significado desse ideal.
III. a extensão das oportunidades educacionais é, sobretudo, uma medida política que toma a educação como variável social.
IV. a democratização da educação é um processo exterior à escola, que toma a educação como uma simples variável pedagógica.
V. a qualidade de ensino é uma questão meramente pedagógica, podendo ser aferida apenas numa perspectiva técnica.

As afirmativas coerentes com as ideias do Prof. Azanha são, APENAS,

(A) I, II e III
(B) I e III
(C) II, III e IV
(D) III e IV
(E) IV e V

2- (Porto Alegre/2013) Conforme Jefferson Mainardes é preciso distinguir promoção automática e a proposta de progressão continuada. Em relação à progressão continuada, podemos afirmar:

I. Prevê a possibilidade de retenção dos alunos, no final do ciclo, por um ano.
II. Garante a recuperação dos estudos para alunos com baixo rendimento escolar.
III. Compromete a avaliação do processo de ensino- aprendizagem.

Quais estão corretas?

(A) Apenas III.
(B) Apenas I e III.
(C) Apenas I e II.
(D) Todas as alternativas.
(E) Nenhuma das alternativas.

3- (Fundelta/2016) Em meio à verificação do rendimento escolar, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/96, pode-se afirmar que:

I - Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
II - Possibilidade de regressão de estudos para alunos com atraso escolar;
III - Aproveitamento de estudos concluídos com êxito;
IV -Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

O(s) item(s) correto(s) é (são):

(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e IV, apenas.
(D) II e IV, apenas.

4- (Fundelta/2016) De acordo com o Estatuto da criança e do adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Assim, fica a garantia de prioridade, exceto:

(A) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
(B) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
(C) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
(D) auxilio e assistência no decorrer de penas criminais.

Gabarito

1- A
2- D
3- B
4- D


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