1- (FCC/2003) Ao examinar alguns
esforços de democratização do ensino em São Paulo, direcionados à ampliação das
oportunidades educativas e à prática pedagógica, José Mário Pires Azanha afirma
que:
I. as posições e divergências se
revelam nos esforços de realização histórica do ideal de uma educação
democrática.
II. as propostas e debates sobre
educação democrática revelam que as controvérsias ideológicas se concentram no
significado desse ideal.
III. a extensão das oportunidades
educacionais é, sobretudo, uma medida política que toma a educação como
variável social.
IV. a democratização da educação é um
processo exterior à escola, que toma a educação como uma simples variável
pedagógica.
V. a qualidade de ensino é uma
questão meramente pedagógica, podendo ser aferida apenas numa perspectiva
técnica.
As afirmativas coerentes com as ideias
do Prof. Azanha são, APENAS,
(A) I, II e III
(B) I e III
(C) II, III e IV
(D) III e IV
(E) IV e V
2-
(Porto Alegre/2013) Conforme Jefferson Mainardes é preciso distinguir promoção
automática e a proposta de progressão continuada. Em relação à progressão
continuada, podemos afirmar:
I.
Prevê a possibilidade de retenção dos alunos, no final do ciclo, por um ano.
II.
Garante a recuperação dos estudos para alunos com baixo rendimento escolar.
III.
Compromete a avaliação do processo de ensino- aprendizagem.
Quais
estão corretas?
(A)
Apenas III.
(B)
Apenas I e III.
(C)
Apenas I e II.
(D)
Todas as alternativas.
(E)
Nenhuma das alternativas.
3- (Fundelta/2016)
Em meio à verificação do rendimento escolar, segundo a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional n° 9394/96, pode-se afirmar que:
I
- Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos
aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do
período sobre os de eventuais provas finais;
II
- Possibilidade de regressão de estudos para alunos com atraso escolar;
III
- Aproveitamento de estudos concluídos com êxito;
IV
-Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período
letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas
instituições de ensino em seus regimentos.
O(s)
item(s) correto(s) é (são):
(A)
I, apenas.
(B)
II, apenas.
(C)
I e IV, apenas.
(D)
II e IV, apenas.
4- (Fundelta/2016)
De acordo com o Estatuto da criança e do adolescente, é dever da família, da
comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta
prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação,
à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade,
ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Assim,
fica a garantia de prioridade, exceto:
(A)
primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
(B)
precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
(C)
preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
(D)
auxilio e assistência no decorrer de penas criminais.
Gabarito
1-
A
2-
D
3-
B
4-
D
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