30/09/2016

Teste seus conhecimentos - Emilia Ferreira (Psicogênese da língua escrita)

(Viclan/Sorocaba/2015) De acordo com os conceitos de Emília Ferreiro, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas assertivas abaixo. 

(   ) É preciso conceber o indivíduo que será alfabetizado como um sujeito cognoscente, isto é, que pensa, que constrói interpretações, que age sobre o real.
( ) Temos uma imagem empobrecida da língua escrita: é preciso reintroduzir, quando consideramos a alfabetização, a escrita como sistema de representação da linguagem.
(  ) Os aspectos construtivos têm a ver com a qualidade do traço, a distribuição espacial das formas, a orientação predominante.
(   ) A criança deve ser vista de modo restrito a um par de olhos, um par de ouvidos, uma mão que pega um instrumento para marcar e um aparelho fonador que emite sons.
( ) Do ponto de vista construtivo, a escrita infantil segue uma linha de evolução surpreendentemente regular desde a representação icônica e não icônica, a construção de formas de diferenciação e a fonetização da escrita.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo.

(A) V – V – V – F – F.            
(B) F – F – F – V – V.
(C) V – F – V – F – F.            
(D) V – V – F – F – V.               
(E) F – F – V – V – V.

1- (CEFETBAHIA) 

A partir da década de 80, houve um deslocamento de foco: da perspectiva “de como se ensina”, a dos métodos tradicionais de alfabetização, para perspectiva de “como se aprende”, fundamentado nos estudos e nas pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985) sobre a Psicogênese de Língua Escrita, que têm como base na Epistemologia Genética de Jean Piaget. As autoras propõem uma inversão na discussão: “mais do que pensar em métodos, é preciso compreender os processos de aprendizagem que a criança vivencia ao tentar reconstruir a representação do sistema alfabético.” (FRADE, 2004:39). A partir desses estudos, a língua escrita deixa de ser encarada como mera apropriação de um código ou como meros atos de codificação e decodificação de palavras, sílabas e letras, para ser concebida como sistema de representação. 

Segundo essas autoras, as crianças elaboram conhecimentos sobre a leitura e escrita, passando por diferentes hipóteses – espontâneas e provisórias – até se apropriar de toda a complexidade da língua escrita. Tais hipóteses, baseadas em conhecimentos prévios, assimilações e generalizações, dependem das interações delas com seus pares e com os materiais escritos que circulam socialmente.

A partir dessas informações, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. Na hipótese

(   ) alfabética, o aluno domina as convenções ortográficas.
(   ) pré-silábica, o aluno não faz a correspondência entre grafema e fonema.
(   ) silábica, cada letra corresponde a uma sílaba falada.
( ) silábico-alfabética, o aluno ora escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas.
(   ) alfabética, o aluno faz a correspondência entre grafema e fonema.
(   ) pré-silábica, o aluno inicia o processo de fonetização da escrita.
(   ) silábica, cada letra corresponde a um som.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

(A) F F F V V V V     
(B) V V V F F F F      
(C) F V V V V F F        
(D) V F F F F V V       
(E) V F F V F V V

Gabarito 

1- D
2- C

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