
(A)
Elaborar o planejamento educacional exige competência e autonomia para decisões
unitárias da gestão da escola.
(B)
Conduzir o planejamento educacional é um ato inerente ao processo pedagógico,
portanto, cabe a gestão escolar.
(C)
Pensar o planejamento educacional e em particular o planejamento visando o
projeto político pedagógico da escola é essencialmente exercer a tomada de decisão
coletiva.
(D)
Pensar o planejamento escolar e em especial o planejamento visando à prática da
ação docente é um ato inerente, portanto, deve ser cobrado das funções atribuídas
aos docentes e auxiliares de classe que realizem os objetivos indicados no
projeto político pedagógico.
2- (Publiconsult/2015)
Na mesma obra PADILHA, ao se referir ao Planejamento Escolar, define a
participação de todos os segmentos escolares afirmando como devem estabelecer regras
claras sobre cada atuação. Em relação ao Supervisor de Ensino o autor afirma
que este se responsabilizará por:
(A)
Apresentar aos demais segmentos as diretrizes gerais, sobretudo as pedagógicas e
dar-lhes conhecimento sobre o próprio plano de trabalho da equipe de supervisão;
possibilitar a condições institucionais da realização do projeto de escola e
participar ativamente do processo de construção e desenvolvimento deste.
(B)
Apresentar aos demais supervisores as diretrizes gerais da sua atuação, sobretudo
as pedagógicas e dar-lhes conhecimento sobre o próprio plano de trabalho do
grupo de escolas que irá supervisionar participando a todos do seu envolvimento
ativo no processo de construção do planejamento escolar.
(C)
Apresentar aos demais segmentos as diretrizes curriculares, sobretudo as leis
direcionando o plano de trabalho institucional de escola centralizado.
(D)
Defender aos demais segmentos as diretrizes gerais, curriculares e as leis
instrucionais, a fim de valer que a elaboração do plano de trabalho da equipe
seja restrita ao que se indica nas Diretrizes.
3- (Integris/2014) O Artigo 53 da Lei Federal
8069/90 estabelece que a criança e o adolescente têm direito à educação,
visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da
cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I-igualdade de condições para o acesso e
permanência na escola;
II-direito de ser respeitado por seus
educadores;
III-direito de contestar critérios
avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV-direito de organização e participação em
entidades estudantis;
V-acesso à escola pública e gratuita próxima
de sua residência.
(A) Apenas as
afirmativas I, II, III e V estão corretas.
(B) Apenas as
afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
(C) Apenas as
afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
(D) Todas as afirmativas estão corretas.
4- (Integris/2014) O Artigo 2º da Lei Federal
8069/90, considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até:
(A) dez anos de idade
incompletos, e adolescente aquela entre dez e dezoito anos de idade.
(B) dez anos de idade
incompletos, e adolescente aquela entre onze e dezoito anos de idade.
(C) doze anos de
idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
(D) doze anos de idade incompletos, e
adolescente aquela entre treze e dezoito anos de idade.
Gabarito
1- C
2- A
3- D
4- C
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