02/10/2016

Teste seus conhecimentos - Padilha (Planejamento dialógico) e ECA

1- (Publiconsult/2015) PADILHA, Paulo, na obra “Planejamento Dialógico” (2002), faz referência a Paulo Freire quando o estudioso afirma em seu livro Pedagogia da Autonomia que “é decidindo que se aprende”. Confere o autor ainda a ideia de FREIRE que “é decidindo que construímos, com autonomia, nosso projeto de vida”. Ao relacionar as cotações com o Planejamento Educacional, conclui-se que:

(A) Elaborar o planejamento educacional exige competência e autonomia para decisões unitárias da gestão da escola.
(B) Conduzir o planejamento educacional é um ato inerente ao processo pedagógico, portanto, cabe a gestão escolar.
(C) Pensar o planejamento educacional e em particular o planejamento visando o projeto político pedagógico da escola é essencialmente exercer a tomada de decisão coletiva.
(D) Pensar o planejamento escolar e em especial o planejamento visando à prática da ação docente é um ato inerente, portanto, deve ser cobrado das funções atribuídas aos docentes e auxiliares de classe que realizem os objetivos indicados no projeto político pedagógico.

2- (Publiconsult/2015) Na mesma obra PADILHA, ao se referir ao Planejamento Escolar, define a participação de todos os segmentos escolares afirmando como devem estabelecer regras claras sobre cada atuação. Em relação ao Supervisor de Ensino o autor afirma que este se responsabilizará por:

(A) Apresentar aos demais segmentos as diretrizes gerais, sobretudo as pedagógicas e dar-lhes conhecimento sobre o próprio plano de trabalho da equipe de supervisão; possibilitar a condições institucionais da realização do projeto de escola e participar ativamente do processo de construção e desenvolvimento deste.
(B) Apresentar aos demais supervisores as diretrizes gerais da sua atuação, sobretudo as pedagógicas e dar-lhes conhecimento sobre o próprio plano de trabalho do grupo de escolas que irá supervisionar participando a todos do seu envolvimento ativo no processo de construção do planejamento escolar.
(C) Apresentar aos demais segmentos as diretrizes curriculares, sobretudo as leis direcionando o plano de trabalho institucional de escola centralizado.
(D) Defender aos demais segmentos as diretrizes gerais, curriculares e as leis instrucionais, a fim de valer que a elaboração do plano de trabalho da equipe seja restrita ao que se indica nas Diretrizes.

3- (Integris/2014) O Artigo 53 da Lei Federal 8069/90 estabelece que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I-igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II-direito de ser respeitado por seus educadores;
III-direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV-direito de organização e participação em entidades estudantis;
V-acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

(A) Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
(B) Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
(C) Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
(D) Todas as afirmativas estão corretas.

4- (Integris/2014) O Artigo 2º da Lei Federal 8069/90, considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até:

(A) dez anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre dez e dezoito anos de idade.
(B) dez anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre onze e dezoito anos de idade.
(C) doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
(D) doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre treze e dezoito anos de idade.

 Gabarito

1- C
2- A
3- D
4- C

  

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