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SIMULADO |
1- (Vunesp/2012)
Leia o texto. [...] a educação vincula-se aos fatores socioeconômicos da
sociedade capitalista, significando que é determinada de forma relativa pela
sociedade, uma vez que também interfere nesta, podendo até contribuir para sua
transformação.
(J. C. Libâneo, J. F Oliveira e M. S. Toschi. Educação
escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, p.173)
A
concepção histórico-crítica da educação, apontada pelo autor, significa que
(A)
a educação caminha de maneira autônoma em relação ao que ocorre na sociedade.
(B)
a educação escolar apresenta-se como instrumento de superação da marginalidade.
(C)
a educação apresenta-se como proponente da equalização social.
(D)
a escola tem uma função específica educativa, ligada à questão do conhecimento.
(E)
a educação reforça a dominação da classe detentora dos meios de produção,
reproduzindo a sociedade de classes.
2- (Vunesp/2012)
Leia o texto. Para se ter uma escola transformadora, precisamos transformar a
escola que temos aí, precisamos que haja apropriação das camadas trabalhadoras
pela escola. É nesse sentido que precisam ser transformados o sistema de
autoridade e a forma de gestão no interior da escola.
(Vitor Paro. Gestão democrática da escola pública. São
Paulo: Ática, 1997. p.10)
Assim,
conferir autonomia para a escola significa
(A)
um engajamento da equipe escolar em prol do desenvolvimento dos alunos
talentosos.
(B) conceder
poder e condições concretas para que ela alcance objetivos educacionais
articulados com os interesses das camadas trabalhadoras.
(C)
conferir poder a APM e ao Grêmio Estudantil para que alcancem seus objetivos.
(D)
garantir um diretor competente para a escola onde ele é autoridade máxima,
aquele que decide a maioria das questões.
(E)
ter um diretor competente que determine e distribua as tarefas para os
diferentes setores.
3- (Unimontes/2015)
Segundo Paro (2001), “falar das potencialidades e obstáculos da participação da
população na gestão da escola pública implica elucidar os determinantes
imediatos de tal participação que se encontram dentro e fora da escola”.
Com
relação aos determinantes internos à unidade escolar, é INCORRETO afirmar:
(A) A
organização formal da escola pública favorece o caráter hierárquico da
distribuição da autoridade, que visa a estabelecer relações horizontais
favoráveis ao envolvimento democrático e participativo.
(B)
Os condicionantes materiais da participação referem-se às condições objetivas
em que se desenvolvem as práticas e as relações no interior da escola.
(C)
Os atos e as relações no interior da escola pública se dão de forma conflituosa
devido aos interesses dos diversos grupos que nela atuam.
(D)A
participação democrática na escola pública também sofre os efeitos dos
condicionantes ideológicos.
4- De
acordo com parágrafo 4o do Art. 212 da Constituição Federal de 1988, os
programas suplementares de alimentação e de assistência à saúde previstos no
artigo 208, inciso VII, da Constituição Federal, serão financiados com recursos
provenientes de
(A)
receita de impostos próprios da União.
(B)
receita de impostos próprios do Estado.
(C)
receita de impostos próprios do Município.
(D) contribuições
sociais e outros recursos orçamentários.
(E)
contribuição do salário-educação.
5- (BioRio/2015)
A Constituição Federal de 1988 estabelece que o dever do Estado com a educação
será efetivado mediante a garantia de:
(A)
educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 14 (quatorze) anos de
idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não
tiveram acesso na idade própria;
(B)
progressiva universalização do ensino médio gratuito até os 17 anos;
(C)
atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência,
preferencialmente na rede regular de ensino, com um mediador e um cuidador;
(D)
educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 6 (seis) anos de
idade; (E) atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por
meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte,
alimentação e assistência à saúde.
6- (BioRio/2015)
“A União aplicará, anualmente, nunca menos de ____, e os Estados, o Distrito
Federal e os Municípios, ____, no mínimo, da receita resultante de impostos,
compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento
do ensino.” (CF, art. 212).
As
lacunas são corretamente preenchidas respectivamente por:
(A)
20% e 25%;
(B)
25% e 18%;
(C)
18% e 25%;
(D)
22% e 30%;
(E)
15% e 18%.
7- (BioRio/2015)
De acordo com a Emenda Constitucional nº
14/96, a União organizará o sistema federal de ensino e o dos Territórios,
financiando as instituições de ensino públicas federais e exercerá, em matéria
educacional, função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização
de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante
assistência técnica e financeira para:
(A)
os Estados e os Municípios, apenas;
(B)
os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
(C)
o Distrito Federal, apenas;
(D)
o Distrito Federal e os Municípios, apenas;
(E)
os Estados e o Distrito Federal, apenas.
Gabarito
1- D
2- B
3- A
4- D
5- E
6- C
7- B
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