02/09/2016

Teste seus conhecimentos - Libâneo, Vitor Paro (bibliografia concurso de diretor de escola - Resolução 52) e CF/88

SIMULADO
1- (Vunesp/2012) Leia o texto. [...] a educação vincula-se aos fatores socioeconômicos da sociedade capitalista, significando que é determinada de forma relativa pela sociedade, uma vez que também interfere nesta, podendo até contribuir para sua transformação.

(J. C. Libâneo, J. F Oliveira e M. S. Toschi. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, p.173)

A concepção histórico-crítica da educação, apontada pelo autor, significa que

(A) a educação caminha de maneira autônoma em relação ao que ocorre na sociedade.
(B) a educação escolar apresenta-se como instrumento de superação da marginalidade.
(C) a educação apresenta-se como proponente da equalização social.
(D) a escola tem uma função específica educativa, ligada à questão do conhecimento.
(E) a educação reforça a dominação da classe detentora dos meios de produção, reproduzindo a sociedade de classes.

2- (Vunesp/2012) Leia o texto. Para se ter uma escola transformadora, precisamos transformar a escola que temos aí, precisamos que haja apropriação das camadas trabalhadoras pela escola. É nesse sentido que precisam ser transformados o sistema de autoridade e a forma de gestão no interior da escola.
(Vitor Paro. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997. p.10)

Assim, conferir autonomia para a escola significa

(A) um engajamento da equipe escolar em prol do desenvolvimento dos alunos talentosos.
(B) conceder poder e condições concretas para que ela alcance objetivos educacionais articulados com os interesses das camadas trabalhadoras.
(C) conferir poder a APM e ao Grêmio Estudantil para que alcancem seus objetivos.
(D) garantir um diretor competente para a escola onde ele é autoridade máxima, aquele que decide a maioria das questões.
(E) ter um diretor competente que determine e distribua as tarefas para os diferentes setores.

3- (Unimontes/2015) Segundo Paro (2001), “falar das potencialidades e obstáculos da participação da população na gestão da escola pública implica elucidar os determinantes imediatos de tal participação que se encontram dentro e fora da escola”.

Com relação aos determinantes internos à unidade escolar, é INCORRETO afirmar:

(A) A organização formal da escola pública favorece o caráter hierárquico da distribuição da autoridade, que visa a estabelecer relações horizontais favoráveis ao envolvimento democrático e participativo.
(B) Os condicionantes materiais da participação referem-se às condições objetivas em que se desenvolvem as práticas e as relações no interior da escola.
(C) Os atos e as relações no interior da escola pública se dão de forma conflituosa devido aos interesses dos diversos grupos que nela atuam.
(D)A participação democrática na escola pública também sofre os efeitos dos condicionantes ideológicos.

4- De acordo com parágrafo 4o do Art. 212 da Constituição Federal de 1988, os programas suplementares de alimentação e de assistência à saúde previstos no artigo 208, inciso VII, da Constituição Federal, serão financiados com recursos provenientes de

(A) receita de impostos próprios da União.
(B) receita de impostos próprios do Estado.
(C) receita de impostos próprios do Município.
(D) contribuições sociais e outros recursos orçamentários.
(E) contribuição do salário-educação.

5- (BioRio/2015) A Constituição Federal de 1988 estabelece que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

(A) educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 14 (quatorze) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;
(B) progressiva universalização do ensino médio gratuito até os 17 anos;
(C) atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, com um mediador e um cuidador;
(D) educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 6 (seis) anos de idade; (E) atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

6- (BioRio/2015) “A União aplicará, anualmente, nunca menos de ____, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, ____, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.” (CF, art. 212).

As lacunas são corretamente preenchidas respectivamente por:

(A) 20% e 25%;
(B) 25% e 18%;
(C) 18% e 25%;
(D) 22% e 30%;
(E) 15% e 18%.

7- (BioRio/2015)  De acordo com a Emenda Constitucional nº 14/96, a União organizará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, financiando as instituições de ensino públicas federais e exercerá, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira para:

(A) os Estados e os Municípios, apenas;
(B) os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
(C) o Distrito Federal, apenas;
(D) o Distrito Federal e os Municípios, apenas;
(E) os Estados e o Distrito Federal, apenas.

Gabarito

1- D
2- B
3- A
4- D
5- E
6- C
7- B

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