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SIMULADO |
1- (FEPESE/2015)
Em relação à Educação Especial, a Lei 9394/1996 dispõe que:
A- (
) O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços
especializados, uma vez que, em função das condições específicas dos alunos,
não é possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
B- (
) As escolas que contarem com crianças ou jovens com deficiência deverão
encaminhá-las a serviços de apoio especializado, uma vez que não apresentam
competência técnica para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
C- (
) Crianças e jovens com deficiência serão encaminhadas a instituições privadas
sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação
especial, apoiadas técnica e financeiramente pelo Poder Público.
D- (
) Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos
globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação avanço
automático sem a necessidade de submetê-los à avaliação formal.
E- (
) Entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida
preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
2- (FEPESE/2015)
27. Na LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei no 9.394, de
20/12/1996), a avaliação é contemplada, diretamente, nos itens V, VI e VII, do
artigo 24. A referida lei busca superar a concepção tradicional de avaliação,
compreendendo-a como parte integrante e intrínseca do processo educacional.
Assinale a alternativa que indica corretamente a orientação da LDB 9394/1996
para o processo de avaliação:
A- (
) A avaliação das conquistas conceituais dos estudantes deve ser expressa a
partir de percentuais que retratem as etapas do percurso educativo, levando-se
em consideração a alteração do desvio-padrão.
B- (
) A avaliação das aprendizagens é o mecanismo que permite expressar os sucessos
e fracassos dos alunos em seu percurso formativo a partir da aplicação de
testes e provas contextualizados.
C- (
) A avaliação deve expressar o nível de aproveitamento de estudos concluídos
com êxito pelo aluno. Para isso deve retratar com fidelidade as oportunidades
educativas que lhe foram oferecidas.
D- ( ) A avaliação é uma atividade
eminentemente técnica. Dessa forma é baseada em controle e classificação, onde
o prevalente deve ser a racionalidade e as expectativas de aprendizagens
compatíveis com os paradigmas educacionais emergentes.
E- (
) A avaliação do desempenho do aluno deve ser contínua e cumulativa, com
prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados
ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
3- (FUMEC/2015)De acordo com o art. 12 da Lei nº
9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os
estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as de seu sistema de
ensino, terão a incumbência de:
I-
elaborar e executar sua proposta pedagógica.
II-
administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
III-
assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.
IV-
velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
V-
estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
VI-
articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da
sociedade com a escola.
VII-
informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos,
bem como a execução de sua proposta pedagógica.
Assinale
a alternativa que apresenta o conjunto de incumbências corretas.
(A)
I, II, III, IV, V, VI, apenas.
(B)
II, III, IV, V, VII, apenas.
(C)
I, II, III, IV, VI, VII, apenas.
(D)
III, IV, V, VI, VII, apenas.
4- (FunRio/2016)
Avalie, com base na Lei 9.394/96, de diretrizes e bases da educação nacional
(LDB), se as incumbências dos Municípios incluem:
I.
Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus
sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e
dos Estados. II. Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.
III.
Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o
ensino fundamental.
IV.
Assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.
Estão
corretos os itens:
(A)
I e II, apenas.
(B)
III e IV, apenas.
(C)
I, II e III, apenas.
(D)
II, III e IV, apenas.
(E)
I, II, III e IV.
Gabarito
1- E
2- E
3- C
4- E
Gostei bastante, mas, gostaria que fosse maior o número se perguntas.
ResponderExcluirGostei muito
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