06/09/2016

Teste seus conhecimentos - Simulado LDB/96 com questões de concursos públicos realizados em 2015 e 2916

SIMULADO 
1- (FEPESE/2015) Em relação à Educação Especial, a Lei 9394/1996 dispõe que:

A- ( ) O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, uma vez que, em função das condições específicas dos alunos, não é possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
B- ( ) As escolas que contarem com crianças ou jovens com deficiência deverão encaminhá-las a serviços de apoio especializado, uma vez que não apresentam competência técnica para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
C- ( ) Crianças e jovens com deficiência serão encaminhadas a instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial, apoiadas técnica e financeiramente pelo Poder Público.
D- ( ) Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação avanço automático sem a necessidade de submetê-los à avaliação formal.
E- ( ) Entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

2- (FEPESE/2015) 27. Na LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei no 9.394, de 20/12/1996), a avaliação é contemplada, diretamente, nos itens V, VI e VII, do artigo 24. A referida lei busca superar a concepção tradicional de avaliação, compreendendo-a como parte integrante e intrínseca do processo educacional. Assinale a alternativa que indica corretamente a orientação da LDB 9394/1996 para o processo de avaliação:

A- ( ) A avaliação das conquistas conceituais dos estudantes deve ser expressa a partir de percentuais que retratem as etapas do percurso educativo, levando-se em consideração a alteração do desvio-padrão.
B- ( ) A avaliação das aprendizagens é o mecanismo que permite expressar os sucessos e fracassos dos alunos em seu percurso formativo a partir da aplicação de testes e provas contextualizados.
C- ( ) A avaliação deve expressar o nível de aproveitamento de estudos concluídos com êxito pelo aluno. Para isso deve retratar com fidelidade as oportunidades educativas que lhe foram oferecidas.
 D- ( ) A avaliação é uma atividade eminentemente técnica. Dessa forma é baseada em controle e classificação, onde o prevalente deve ser a racionalidade e as expectativas de aprendizagens compatíveis com os paradigmas educacionais emergentes.
E- ( ) A avaliação do desempenho do aluno deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

3- (FUMEC/2015)De acordo com o art. 12 da Lei nº 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as de seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

I- elaborar e executar sua proposta pedagógica.
II- administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
III- assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.
IV- velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
V- estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
VI- articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.
VII- informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como a execução de sua proposta pedagógica.

Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de incumbências corretas.

(A) I, II, III, IV, V, VI, apenas.
(B) II, III, IV, V, VII, apenas.
(C) I, II, III, IV, VI, VII, apenas.
(D) III, IV, V, VI, VII, apenas.

4- (FunRio/2016) Avalie, com base na Lei 9.394/96, de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), se as incumbências dos Municípios incluem:

I. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados. II. Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.
III. Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental.
IV. Assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.

Estão corretos os itens:

(A) I e II, apenas.
(B) III e IV, apenas.
(C) I, II e III, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.

Gabarito

1- E
2- E
3- C
4- E


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