05/10/2016

Teste seus conhecimentos - Delia Lerner (Ler e escrever na escola) e Emilia Ferreiro (Reflexões sobre alfabetização)

1- (Consesp/2016) Leia.

 “Aprende-se a ler, lendo” e “aprende-se a escrever escrevendo”
                                              (LERNER, Delia, 2002, p. 61)

Segundo a autora, estes são lemas educativos que expressam o propósito de instalar práticas de leitura e escrita como

(A) um fim em si mesmas.
(B) atividades complementares.
(C) objeto de ensino.
(D) processo de domínio da Língua Portuguesa.

2- (Consesp/2016) Sobre as dicas para se desenvolver “comportamento leitor na escola”, apresentadas como sugestão pela autora Delia Lerner (2002), assinale a opção incorreta.

(A) É importante inserir a leitura e a escrita em projetos.
(B) É fundamental que os alunos tenham espaços de escolha ao ler, que não sejam apenas ofertadas
leituras obrigatórias.
(C) É interessante compartilhar curiosidades científicas que geram bastante curiosidade dos alunos.
(D) É decisivo que o professor deva exigir e controlar todas as leituras dos alunos. Somente o professor deve selecionar as leituras.

3- (Vunesp/20140 “O modo tradicional de se considerar a escrita infantil consiste em prestar atenção apenas nos aspectos gráficos dessas produções, ignorando os aspectos construtivos. Os aspectos gráficos têm a ver com a qualidade do traço, a distribuição espacial das formas, orientação predominante (da esquerda para a direita, de cima para baixo), a orientação dos caracteres individuais (inversões, rotações, etc.). Os aspectos construtivos têm a ver com o que se quis representar e os meios utilizados para criar diferenciações entre as representações”.
(Emilia Ferreiro, 2010)

Assinale a afirmação que dialoga com a citação e com a bibliografia estudada.

(A) Em um processo de alfabetização inicial, os aspectos gráficos e construtivos são igualmente importantes, uma vez que é preciso ensinar o código escrito.
(B) Em um processo de alfabetização inicial, os aspectos gráficos são mais relevantes do que os construtivos.
(C) Os aspectos construtivos das produções escritas dizem respeito ao modo como as crianças refletem sobre a escrita, com o conhecimento que constroem sobre o funcionamento do sistema de escrita.
(D) Em um processo de alfabetização inicial, os aspectos construtivos precisam ser transmitidos pelo professor.
(E) Os aspectos construtivos das produções escritas dizem respeito à qualidade do traço, à distribuição espacial das formas, à orientação predominante e à orientação dos caracteres individuais.

Gabarito 

1- C
2- D
3- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário