05/10/2016

Teste seus conhecimentos - Libâneo e CF/88 (Concurso diretor de escola - SEE/SP)

1- (Publiconsult/2015) Libâneo, Oliveira e Toschi afirmam na introdução da obra “Educação escolar: política, estrutura e organização (2012) que “as práticas e diretrizes educacionais dos últimos anos, com raras exceções, não têm sido capazes de romper com a tensão ente as intenções declaradas e medidas efetivas”.

Com esta afirmação os autores:

(A) Negam a legitimidade das leis e fortalecem a ideia que todo sistema inclusive o da educação poder ser gerenciado sem políticas efetivas e leis específicas.
(B) Afirmam que há um distanciamento entre as políticas e diretrizes instituídas legalmente com as questões que envolvem o processo educativo.
(C) Reafirmam que as leis instituídas pelas políticas educacionais de nada servem para a organização do ensino.
(D) Afirmam que as leis impostas pelas políticas educacionais favorecem para a organização do ensino.

2- (Consesp/2016) Em se tratando da Constituição Federal, analise as proposições seguintes.

I. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
II. É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.
III. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria; progressiva universalização do ensino médio gratuito; atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade; acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um; oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando e atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
IV. O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito privado objetivo.

Está incorreta, APENAS, a proposição contida em

(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) IV.

Gabarito 

1- B
2- D


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