08/08/2017

PROVA DIRETOR de escola (Vunesp/2015)


Resolva prova elaborada pela Vunesp em 2015 para provimento do cargo de diretor de escola.



52. A determinação na Constituição Federal de 1988 de que a educação é um direito do cidadão e dever do Estado, da sociedade e da família, amplia a definição de educação e do campo de aplicabilidade do princípio do direito. É nesse sentido que a Constituição Federal de 1988 estabelece em seu artigo 208, § 1 o, que “o acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo”.


Sobre o direito subjetivo em relação à educação, é correto afirmar que

(A) a educação deve ser gratuita e obrigatória para toda criança em idade escolar em qualquer escola.
(B) o direito à educação é inerente ao cidadão, isto é, ele tem asseguradas a defesa, a proteção e a efetivação
imediata desse direito quando negado.
(C) o cidadão deve ter a sua disposição, sempre que necessitar, um advogado indicado pelo Poder Público para defendê-lo.
(D) o provedor de um direito social ao cidadão é o próprio cidadão por meio de suas solicitações ao Estado.
(E) os educandos, portadores de deficiência, devem ser atendidos em escolas específicas, especialmente organizadas para tal.

58. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei No 9.394/96, incorpora algumas modificações havidas na Legislação educacional decorrentes de alterações feitas na Constituição Federal. Em relação à organização da educação infantil, expressa no artigo 31, é correto afirmar que deve ser obedecida a seguinte regra comum:



(A) controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.
(B) avaliação desenvolvida com o objetivo de promoção para o acesso ao ensino fundamental.
(C) carga horária mínima anual de 600 (seiscentas) horas, distribuída por um mínimo de 180 (cento e
oitenta) dias de trabalho educacional.
(D) expedição de documentação que conste o desempenho do aluno para que possa realizar sua matrícula no ensino fundamental.
(E) ela deve ser oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até quatro anos de
idade e em pré-escolas, para as crianças de cinco a seis anos de idade.


40. Os conflitos são uma parte normal do dia a dia de qualquer organização e podem ser utilizados de forma legítima para provocar mudanças que sejam necessárias. Entretanto, a gestão de conflitos é uma das tarefas mais árduas para o gestor, pois na organização escolar convivem pessoas com diferentes valores e interesses, onde podem ocorrer desavenças entre pessoas e colegas de equipe, rivalidades, briga pelo poder, intriga etc. Assim, um dos caminhos mais eficaz para a resolução dos conflitos consiste em o gestor


(A) simplificar as questões tendo em mente os interesses da escola.
(B) utilizar o diálogo e o conhecimento de meios alternativos para sua solução.
(C) acolher as sugestões das minorias, normalmente, fragilizadas.
(D) ter autoconhecimento e liderança de alta performance.
(E) utilizar-se do poder que lhe é conferido para contrapor ao grupo dominante.

Gabarito

52 B; 58- A; 40- B


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