1- (IMA/2017) A avaliação assume um novo lugar com novas
características diante do processo ensino
aprendizagem tais como, EXCETO:
A) Analisar o produto final restringindo as verificações
do rendimento escolar dos alunos através de
exercícios repetitivos para melhoria da
memorização.
B) Promover a aprendizagem significativa, capaz de
levar o aluno a tomar consciência da evolução de sua
aprendizagem.
C) Ser elaborada segundo critérios claros, visando
orientar e melhorar o processo de aprendizagem e
também de ensino, conforme a intencionalidade do
projeto educativo.
D) Ser um instrumento de reflexão sobre o processo
ensino-aprendizagem e não somente uma
constatação do mesmo.
2- (IMA/2017) Assinale a alternativa INCORRETA em relação à
avaliação na educação infantil:
A) A avaliação deve apontar aquilo que a criança não
consegue realizar ou não sabe de forma sistemática e
contínua até que ocorra a aprendizagem.
B) A avaliação deve permitir que as crianças
acompanhem suas conquistas, suas dificuldades e
suas possibilidades ao longo de seu processo de
aprendizagem.
C) A avaliação deve ser processual e destinada a
auxiliar o processo de aprendizagem, fortalecendo a
autoestima das crianças.
D) A avaliação é um elemento indissociável do processo
educativo que possibilita ao professor definir
critérios para planejar as atividades e criar situações
que gerem avanços na aprendizagem das crianças.
Tem como função acompanhar, orientar, regular e
redirecionar esse processo como um todo.
3- (IMA/2017) Sobre a verificação do rendimento escolar marque a
alternativa INCORRETA:
A) Aproveitamento de estudos concluídos com êxito;
B) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do
aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos
sobre os qualitativos.
C) Possibilidade de aceleração de estudos para alunos
com atraso escolar;
D) Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries
mediante verificação do aprendizado.
4- Em conformidade com o Estatuto da Criança e do
Adolescente: Art. 63. A formação técnico-profissional
obedecerá aos seguintes princípios: Analise as afirmativas
abaixo:
I - direito de ser respeitado por seus educadores.
II-atividade compatível com o desenvolvimento do
adolescente.
III - horário especial para o exercício das atividades.
IV-igualdade de condições para o acesso e permanência
na escola.
V- garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino
regular.
Estão CORRETAS as afirmativas:
A) Somente II, III, V.
B) Somente II, V.
C) Somente I, II, III,IV.
D) Nenhuma das alternativas.
5- (COSEAC/2016) 09 “Não se pode dizer que se avaliou apenas
por ter observado algo do aluno. Ou denominar por
avaliação apenas a correção de tarefas ou testes, e
o registro de notas. Nesse caso, não houve a
mediação, ou seja, a intervenção pedagógica,
decorrente da interpretação das tarefas, uma ação
pedagógica desafiadora e favorecedora à
superação intelectual dos alunos.” (Jussara Hoffmann)
Para a autora, todo processo avaliativo tem que ter
por intenção:
(A) observar o aprendiz, analisar e compreender
as suas estratégias de aprendizagem e tomar
decisões pedagógicas favoráveis à
continuidade do processo.
(B) desafiar o aluno com questões inovadoras e
difíceis para que ele possa compreender a
real necessidade da concentração e do
estudo.
(C) apresentar ao educando diferentes formatos
de testes e provas para que seja treinado nas
diversas possibilidades de avaliação
existentes.
(D) debater com o estudante, escolher
coletivamente a avaliação mais adequada
para o momento e incentivar e possibilitar a
autoavaliação.
(E) orientar o discente sobre as diferentes
maneiras de se organizar para se preparar
para as avaliações, auxiliando-o a criar o seu
próprio plano de estudos.
6- Segundo a Lei 8.069/90, acerca do Direito à Convivência
Familiar e Comunitária, analise os itens a seguir:
I A permanência da criança e do adolescente em
programa de acolhimento institucional não se
prolongará por mais de 5 (cinco) anos, salvo
comprovada necessidade que atenda ao seu superior
interesse, devidamente fundamentada pela autoridade
judiciária.
II Será consentida a convivência da criança e do
adolescente com a mãe ou o pai privado de liberdade,
por meio de visitas periódicas promovidas pelo
responsável, desde que autorizadas judicialmente.
III A falta ou a carência de recursos materiais, que
implicar em menores de 14 (quatorze anos) em
situação de miserabilidade, constitui motivo suficiente
para a perda ou a suspensão do poder familiar.
IV Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou
por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações,
proibidas quaisquer designações discriminatórias
relativas à filiação.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
A) II e III, apenas.
B
) I, apenas.
C) I, II, III e IV.
D) IV, apenas.
7- Em conformidade com o que dispõe a Lei 8.069/90, acerca da colocação em família substituta, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, marque a opção com a sequência correta.
(__) Sempre que possível, a criança ou o adolescente será
previamente ouvido por equipe interprofissional,
respeitado seu estágio de desenvolvimento e grau de
compreensão sobre as implicações da medida, e terá sua
opinião devidamente considerada.
(__) Em se tratando de criança ou adolescente indígena
ou proveniente de comunidade remanescente de
quilombo, é facultativo que a colocação familiar ocorra
prioritariamente no seio de sua comunidade ou junto a
membros da mesma etnia.
(__) Na apreciação do pedido de adoção desprezar-se-á o
grau de parentesco e a relação de afinidade ou de
afetividade, serão consideradas prioritariamente as
condições socioeconômicas e psicológicas da família
requerente.
(__) A colocação da criança ou adolescente em família
substituta será precedida de sua preparação gradativa e
acompanhamento posterior, realizados pela equipe
interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da
Juventude.
A) V – F – F – V
B) F – V – V – F
C) F – F – V – V
D) V – V – F – F
8- (IMA/2016) A política de atendimento dos direitos da criança e do
adolescente far-se-á através de um conjunto articulado
de ações governamentais e não-governamentais, da
União, dos estados, do Distrito Federal e dos
municípios. Segundo o ECA, são linhas de ação da
política de atendimento, exceto:
(A) Políticas sociais básicas;
(B) Serviços, programas, projetos e benefícios de
assistência social de garantia de proteção social e de
prevenção e desconsideração de violações de direitos,
seus agravamentos ou reincidências;
(C) Serviços especiais de prevenção e atendimento médico
e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos,
exploração, abuso, crueldade e opressão;
(D) Serviço de identificação e localização de pais,
responsável, crianças e adolescentes desaparecidos.
9- (IMA/2016) É incorreto afirmar tendo em vista o ECA:
(A) O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder
público ou sua oferta irregular não importa
responsabilidade da autoridade competente;
(B) Compete ao poder público recensear os educandos no
ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto
aos pais ou responsável, pela frequência à escola;
(C) Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular
seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino;
(D) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino
fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos
de maus tratos envolvendo alunos.
10- (FADESP/2016) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente,
(A) as revistas e publicações destinadas ao público infanto-juvenil poderão conter ilustrações,
fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições,
desde que acompanhadas com tarja vermelha de conteúdo inadequado.
(B) as crianças menores de dez anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de
apresentação ou exibição de espetáculos públicos quando acompanhadas dos pais ou responsável.
(C) espetáculos poderão ser anunciados ou apresentados sem aviso de sua classificação etária antes
de sua transmissão, desde que no local haja algum representante da Ordem dos Advogados do
Brasil.
(D) as crianças menores de doze anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de
apresentação ou exibição de espetáculos públicos quando acompanhadas dos pais ou responsável.
GABARITO
1- A; 2- A; 3- B; 4- A; 5- A; 6- D; 7- A; 8- B; 9- A; 10- B.
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