29/08/2017

SIMULADO com 10 questões sore o ECA/90 e Avaliação educacional

1- (IMA/2017) A avaliação assume um novo lugar com novas características diante do processo ensino aprendizagem tais como, EXCETO: 

A) Analisar o produto final restringindo as verificações do rendimento escolar dos alunos através de exercícios repetitivos para melhoria da memorização. 
B) Promover a aprendizagem significativa, capaz de levar o aluno a tomar consciência da evolução de sua aprendizagem. 
C) Ser elaborada segundo critérios claros, visando orientar e melhorar o processo de aprendizagem e também de ensino, conforme a intencionalidade do projeto educativo. 
D) Ser um instrumento de reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem e não somente uma constatação do mesmo. 

2- (IMA/2017) Assinale a alternativa INCORRETA em relação à avaliação na educação infantil: 

A) A avaliação deve apontar aquilo que a criança não consegue realizar ou não sabe de forma sistemática e contínua até que ocorra a aprendizagem. 
B) A avaliação deve permitir que as crianças acompanhem suas conquistas, suas dificuldades e suas possibilidades ao longo de seu processo de aprendizagem. 
C) A avaliação deve ser processual e destinada a auxiliar o processo de aprendizagem, fortalecendo a autoestima das crianças. 
D) A avaliação é um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo. 

3- (IMA/2017) Sobre a verificação do rendimento escolar marque a alternativa INCORRETA: 

A) Aproveitamento de estudos concluídos com êxito; 
B) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos. 
C) Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar; 
D) Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.

4- Em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente: Art. 63. A formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes princípios: Analise as afirmativas abaixo: 

I - direito de ser respeitado por seus educadores. 
II-atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente. 
III - horário especial para o exercício das atividades. 
IV-igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
V- garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular. 

Estão CORRETAS as afirmativas: 

A) Somente II, III, V. 
B) Somente II, V. 
C) Somente I, II, III,IV. 
D) Nenhuma das alternativas. 

5- (COSEAC/2016) 09 “Não se pode dizer que se avaliou apenas por ter observado algo do aluno. Ou denominar por avaliação apenas a correção de tarefas ou testes, e o registro de notas. Nesse caso, não houve a mediação, ou seja, a intervenção pedagógica, decorrente da interpretação das tarefas, uma ação pedagógica desafiadora e favorecedora à superação intelectual dos alunos.” (Jussara Hoffmann) Para a autora, todo processo avaliativo tem que ter por intenção: 

(A) observar o aprendiz, analisar e compreender as suas estratégias de aprendizagem e tomar decisões pedagógicas favoráveis à continuidade do processo. 
(B) desafiar o aluno com questões inovadoras e difíceis para que ele possa compreender a real necessidade da concentração e do estudo. 
(C) apresentar ao educando diferentes formatos de testes e provas para que seja treinado nas diversas possibilidades de avaliação existentes. 
(D) debater com o estudante, escolher coletivamente a avaliação mais adequada para o momento e incentivar e possibilitar a autoavaliação. 
(E) orientar o discente sobre as diferentes maneiras de se organizar para se preparar para as avaliações, auxiliando-o a criar o seu próprio plano de estudos.

6- Segundo a Lei 8.069/90, acerca do Direito à Convivência Familiar e Comunitária, analise os itens a seguir: 

I A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 5 (cinco) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
II Será consentida a convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai privado de liberdade, por meio de visitas periódicas promovidas pelo responsável, desde que autorizadas judicialmente. 
III A falta ou a carência de recursos materiais, que implicar em menores de 14 (quatorze anos) em situação de miserabilidade, constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar. IV Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação. 

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns): 

A) II e III, apenas. B
) I, apenas. 
C) I, II, III e IV. 
D) IV, apenas.


7- Em conformidade com o que dispõe a Lei 8.069/90, acerca da colocação em família substituta, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, marque a opção com a sequência correta. 

(__) Sempre que possível, a criança ou o adolescente será previamente ouvido por equipe interprofissional, respeitado seu estágio de desenvolvimento e grau de compreensão sobre as implicações da medida, e terá sua opinião devidamente considerada. 
(__) Em se tratando de criança ou adolescente indígena ou proveniente de comunidade remanescente de quilombo, é facultativo que a colocação familiar ocorra prioritariamente no seio de sua comunidade ou junto a membros da mesma etnia. 
(__) Na apreciação do pedido de adoção desprezar-se-á o grau de parentesco e a relação de afinidade ou de afetividade, serão consideradas prioritariamente as condições socioeconômicas e psicológicas da família requerente. 
(__) A colocação da criança ou adolescente em família substituta será precedida de sua preparação gradativa e acompanhamento posterior, realizados pela equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude. 

A) V – F – F – V 
B) F – V – V – F 
C) F – F – V – V 
D) V – V – F – F

8- (IMA/2016) A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Segundo o ECA, são linhas de ação da política de atendimento, exceto: 

(A) Políticas sociais básicas; 
(B) Serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social de garantia de proteção social e de prevenção e desconsideração de violações de direitos, seus agravamentos ou reincidências; 
(C) Serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão; 
(D) Serviço de identificação e localização de pais, responsável, crianças e adolescentes desaparecidos.

9- (IMA/2016) É incorreto afirmar tendo em vista o ECA: 

(A) O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público ou sua oferta irregular não importa responsabilidade da autoridade competente; 
(B) Compete ao poder público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsável, pela frequência à escola; 
(C) Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino; 
(D) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de maus tratos envolvendo alunos. 

10- (FADESP/2016) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, 

(A) as revistas e publicações destinadas ao público infanto-juvenil poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições, desde que acompanhadas com tarja vermelha de conteúdo inadequado. 
(B) as crianças menores de dez anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição de espetáculos públicos quando acompanhadas dos pais ou responsável. 
(C) espetáculos poderão ser anunciados ou apresentados sem aviso de sua classificação etária antes de sua transmissão, desde que no local haja algum representante da Ordem dos Advogados do Brasil. 
(D) as crianças menores de doze anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição de espetáculos públicos quando acompanhadas dos pais ou responsável. 

GABARITO

1- A; 2- A; 3- B; 4- A; 5- A; 6- D; 7- A; 8- B; 9- A; 10- B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário