05/08/2017

SIMULADO com 31 questões sobre a legislação educacional (ECA, LDB, PNE) e conhecimento pedagógico)

Resolva o simulado clicando no link abaixo. Veja duas questões a seguir. 



1- (Prefeitura de Altamira/2017) Conforme o art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, os pais:

(A) Não podem ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais;
(B) Devem determinar o processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais;
(C) Podem ter ciência do processo pedagógico, porém, sem participar da definição das propostas educacionais;
(D) Podem ter ciência do processo pedagógico, bem como participar das propostas educacionais;

2- (Instituto Excelência/2017) Sabe-se que a criança apreende o mundo por meio das relações e interações que faz com as pessoas, com seus pares (criança/criança), ou seja, na relação com o outro, segundo Vygotsky. Para o autor, só existe conhecimento se existir relacionamentos, interações entre pessoas, e é assim que a criança constrói o seu, apropria-se de práticas culturalmente estabelecidas (regras socialmente impostas pela sociedade), mas 6 também cria estratégias de poder o que buscam para si, segundo Ferreira (2002). Julgue as assertivas:

I- A interação entre as crianças é considerada como fundamental na construção de aprendizagens significativas na Escola. Por meio da interação trocam conhecimentos, são desafiadas nas suas ações, aprendem sobre as relações, constróem valores de cooperação, solidariedade, respeito ao outro.
II-As interações que as crianças estabelecem entre si – de cooperação, confrontação, busca de consenso – favorecem a manifestação de saberes já adquirido e a construção de um conhecimento partilhado: símbolos coletivos e soluções comuns. Para tanto, elas devem ser encorajadas a explorar seus interesses e ideias.
III-As interações criança-criança são ricas em conteúdos e variam nos mais diferentes contextos, em consequência de elementos como o tamanho do grupo, os objetos disponíveis, o tipo de atividade.
IV- As situações na educação infantil são planejadas, são intencionais, porém os educadores não podem esquecer-se que a proposta da educação infantil é apenas escolarizar, e as vivências das diversas infâncias, o contato com as culturas de outras crianças, não devem ser aceitas como o diferente e o mais importante na escolarização dessas as crianças da etapa inicial de escolarização.

Assinale a alternativa CORRETA:

(A) São verdadeiras I, II e IV
(B) É verdadeira apenas I, II e III
(C) São verdadeiras apenas II e IV
(D) Nenhuma das alternativas.

Gabarito

1- D; 2- B

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