1- (Instituto Excelência/2016) Um dos objetivos principais da educação é
formar sujeitos capazes de lidar competentemente
com as situações sociais que envolvem a escrita e a leitura, porém, essa meta é cercada de um sem
fim de variáveis devendo ser consideradas, e que
diz respeito à individualidade e particularidade de
cada indivíduo que passa por esse instrumento
formal de educação que é a escola. O desafio que
se coloca para os primeiros anos da Educação
Fundamental é o de conciliar os dois processos,
assegurando aos alunos a apropriação do sistema
alfabético-ortográfico e condições possibilitadoras
do uso da língua nas práticas sociais de leitura e
escrita.
Assinale a alternativa que indica esses dois
processos:
A) Silabação e Alfabetização.
B) Alfabetização e Letramento.
C) Alfabetização e Soletração.
D) Nenhuma das alternativas.
2- (Instituto Excelência/2016) "A construção da inteligência dá-se, portanto
em etapas sucessivas, com complexidades
crescentes, encadeadas umas às outras. A isto se
chamou de “construtivismo sequencial”. Períodos
em que ocorrem o desenvolvimento motor, verbal
e mental do indivíduo Período Sensório-Motor: (0
– 2 anos): A ausência da função semiótica é a
principal característica deste período. A
inteligência trabalha através das percepções
(simbólico) e das ações (motor) através dos
deslocamentos do próprio corpo. É uma
inteligência eminentemente prática. Sua
linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas) à
palavra-frase sua conduta social, neste período, é
de isolamento e indiferença (o mundo é ele).
Período Simbólico: (2 – 4 anos): Neste período
surge a função semiótica que permite o
surgimento da linguagem, do desenho, da
imitação, da dramatização, etc... Podendo criar
imagens mentais na ausência do objeto ou da
ação é o período da fantasia, do faz de conta, do
jogo simbólico A linguagem está a nível de
monólogo coletivo, ou seja, todos falam ao mesmo
tempo sem que respondam as argumentações dos
outros. Sua socialização é vivida de forma isolada,
mas dentro do coletivo (...)”.
Assinale a alternativa que indica o nome do
pensador da educação que defende a Teoria
descrita acima:
A) Paulo Freire.
B) Lev S. Vygotsky.
C) Jean Piaget.
D) Nenhuma das alternativas.
3- (Instituto Excelência/2017) Referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente,
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à
educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua
pessoa, preparo para o exercício da cidadania e
qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o
Parágrafo único sobre o Art. 53.
A) Direito ao atendimento educacional especializado aos
portadores de deficiência, preferencialmente na rede
regular de ensino.
B) É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do
processo pedagógico, bem como participar da definição
das propostas educacionais.
C) Direito ao ensino fundamental, obrigatório e gratuito,
inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade
própria.
D) Nenhuma das alternativas.
4- (Instituto Excelência/2016) Piaget construiu a sua teoria cognitiva
epistemologia genética na articulação de dois
conceitos: Epistemologia (estudo dos conhecimentos) e
Gênese (origem), estrutura sua teoria fundamentando
seu estudo científico a partir de três vertentes, a
dimensão biológica, a interação dos fatores sujeito-meio
e o construtivismo psicogenético.
Assinale a
alternativa CORRETA sobre interação dos fatores
sujeito-meio em relação ao conhecimento:
A) O conhecimento está constantemente ligado à ação ou
operações, ou seja, as transformações, desde as ações
sensório-motoras, as mais elementares, até as operações
intelectuais mais refinadas, as quais são ações
internalizadas e mentalmente realizadas.
B) O conhecimento é construído a partir da ação do sujeito
sobre o objeto de conhecimento. Essa ação comporta dois
aspectos. Um aspecto circunstancial característico à
situação, uma vez que para que a ação do sujeito seja
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ajustada, necessita levar em conta as propriedades dos
objetos; e um aspecto generalizável, já que nenhuma ação
é totalmente diferente das ações possíveis de um
organismo em determinado momento de sua vida.
C) O conhecimento é construído pelo sujeito e toda a
construção supõe uma gênese, assim, não é possível
pensar conhecimento sem antes pensar no sujeito que o
constrói.
D) Nenhuma das alternativas:
5- (Instituto Excelência/2016) A teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, os aprendizes passam por quatro períodos nos quais têm diferentes hipóteses ou explicações para como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico, silábico- -alfabético e alfabético.
Analise os contextos abaixo e assinale a alternativa
CORRETA sobre pré- silábico:
A) Ao notar uma palavra, ora a criança coloca duas ou mais
letras para escrever determinada sílaba, ora volta a pensar
conforme a hipótese silábica e põe apenas uma letra para
uma sílaba inteira.
B) A criança ainda não planeja, cuidadosamente, quantas e
quais letras vai colocar para cada palavra, mas demonstra
que está começando a compreender que a escrita nota a
pauta sonora das palavras, porque, ao ler o que acabou de
escrever, busca fazer coincidir as sílabas orais que
pronuncia com as letras que colocou no papel, de modo a
não deixar que sobrem letras (no que escreveu).
C) Leva a criança pensar que coisas grandes (casa, carro)
seriam escritas com muitas letras, ao passo que coisas
pequenas (formiguinha, por exemplo) seriam escritas com
poucas letras.
D)Nenhuma das alternativas.
6- (IMA/2017) O ECA sofreu mudanças e adaptações, com o intuito de
melhorar e ser mais justo na garantia de direitos às
crianças e aos adolescentes. Segundo o Estatuto da
Criança e do Adolescente, após o ano de 2009, entende-se
por família extensa ou ampliada àquela formada:
A) Pelo reconhecimento de enteados como filho que
apresentam vínculos de afinidade e afetividade.
B) Por um casal que possui mais de seis filhos,
independente de vínculos de afinidade e afetividade.
C) Por parentes próximos com os quais a criança ou
adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e
afetividade.
D) Sem grau de parentesco entre a criança ou adolescente e
independente de vínculos de afinidade e afetividade.
7- (IMA/2017) O Estatuto da Criança e do Adolescente é um marco da
proteção à infância no País e substituiu o Código de
Menores. De acordo com o Estatuto da Criança e do
Adolescente são medidas, que serão aplicadas de acordo
com a gravidade do caso, aos pais, os integrantes da
família ampliada, os responsáveis, ou qualquer pessoa
encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes que
utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou
degradante como formas de correção, disciplina e
educação, EXCETO:
A) Pagamento de multa ao Estado pelo descumprimento da
lei.
B) Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de
proteção à família.
C) Encaminhamento a tratamento psicológico ou
psiquiátrico.
D) Encaminhamento da criança a tratamento especializado.
Gabarito
1- B; 2- D; 3- B; 4- B; 5- C; 6- C; 7- C
Boa tarde.Estou adorando estudar com seu blog,está me ajudando bastante com os concurso de professor.
ResponderExcluirA resposta da questão 2 "C" Jean Piaget no seu gabarito tá marcando D.Obrigada.