14/08/2017

SIMULADO - ECA/90 e CONHECIMENTO PEDAGÓGICO

1- (Instituto Excelência/2016) Um dos objetivos principais da educação é formar sujeitos capazes de lidar competentemente com as situações sociais que envolvem a escrita e a leitura, porém, essa meta é cercada de um sem fim de variáveis devendo ser consideradas, e que diz respeito à individualidade e particularidade de cada indivíduo que passa por esse instrumento formal de educação que é a escola. O desafio que se coloca para os primeiros anos da Educação Fundamental é o de conciliar os dois processos, assegurando aos alunos a apropriação do sistema alfabético-ortográfico e condições possibilitadoras do uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita. 

Assinale a alternativa que indica esses dois processos: 

A) Silabação e Alfabetização. 
B) Alfabetização e Letramento. 
C) Alfabetização e Soletração. 
D) Nenhuma das alternativas. 

2- (Instituto Excelência/2016) "A construção da inteligência dá-se, portanto em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. A isto se chamou de “construtivismo sequencial”. Períodos em que ocorrem o desenvolvimento motor, verbal e mental do indivíduo Período Sensório-Motor: (0 – 2 anos): A ausência da função semiótica é a principal característica deste período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. É uma inteligência eminentemente prática. Sua linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas) à palavra-frase sua conduta social, neste período, é de isolamento e indiferença (o mundo é ele). Período Simbólico: (2 – 4 anos): Neste período surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc... Podendo criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico A linguagem está a nível de monólogo coletivo, ou seja, todos falam ao mesmo tempo sem que respondam as argumentações dos outros. Sua socialização é vivida de forma isolada, mas dentro do coletivo (...)”. 

Assinale a alternativa que indica o nome do pensador da educação que defende a Teoria descrita acima: 

A) Paulo Freire. 
B) Lev S. Vygotsky. 
C) Jean Piaget. 
D) Nenhuma das alternativas.

3- (Instituto Excelência/2017) Referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente, Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes: 

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o Parágrafo único sobre o Art. 53. 

A) Direito ao atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. 
B) É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais. 
C) Direito ao ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. 
D) Nenhuma das alternativas. 

4- (Instituto Excelência/2016) Piaget construiu a sua teoria cognitiva epistemologia genética na articulação de dois conceitos: Epistemologia (estudo dos conhecimentos) e Gênese (origem), estrutura sua teoria fundamentando seu estudo científico a partir de três vertentes, a dimensão biológica, a interação dos fatores sujeito-meio e o construtivismo psicogenético. 

Assinale a alternativa CORRETA sobre interação dos fatores sujeito-meio em relação ao conhecimento: 

A) O conhecimento está constantemente ligado à ação ou operações, ou seja, as transformações, desde as ações sensório-motoras, as mais elementares, até as operações intelectuais mais refinadas, as quais são ações internalizadas e mentalmente realizadas. 
B) O conhecimento é construído a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. Essa ação comporta dois aspectos. Um aspecto circunstancial característico à situação, uma vez que para que a ação do sujeito seja 5 ajustada, necessita levar em conta as propriedades dos objetos; e um aspecto generalizável, já que nenhuma ação é totalmente diferente das ações possíveis de um organismo em determinado momento de sua vida. 
C) O conhecimento é construído pelo sujeito e toda a construção supõe uma gênese, assim, não é possível pensar conhecimento sem antes pensar no sujeito que o constrói. 
D) Nenhuma das alternativas:


5- (Instituto Excelência/2016) A teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, os aprendizes passam por quatro períodos nos quais têm diferentes hipóteses ou explicações para como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico, silábico- -alfabético e alfabético. 

Analise os contextos abaixo e assinale a alternativa CORRETA sobre pré- silábico: 

A) Ao notar uma palavra, ora a criança coloca duas ou mais letras para escrever determinada sílaba, ora volta a pensar conforme a hipótese silábica e põe apenas uma letra para uma sílaba inteira. 
B) A criança ainda não planeja, cuidadosamente, quantas e quais letras vai colocar para cada palavra, mas demonstra que está começando a compreender que a escrita nota a pauta sonora das palavras, porque, ao ler o que acabou de escrever, busca fazer coincidir as sílabas orais que pronuncia com as letras que colocou no papel, de modo a não deixar que sobrem letras (no que escreveu). 
C) Leva a criança pensar que coisas grandes (casa, carro) seriam escritas com muitas letras, ao passo que coisas pequenas (formiguinha, por exemplo) seriam escritas com poucas letras.
D)Nenhuma das alternativas.

6- (IMA/2017) O ECA sofreu mudanças e adaptações, com o intuito de melhorar e ser mais justo na garantia de direitos às crianças e aos adolescentes. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, após o ano de 2009, entende-se por família extensa ou ampliada àquela formada: 

A) Pelo reconhecimento de enteados como filho que apresentam vínculos de afinidade e afetividade. 
B) Por um casal que possui mais de seis filhos, independente de vínculos de afinidade e afetividade. 
C) Por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade. 
D) Sem grau de parentesco entre a criança ou adolescente e independente de vínculos de afinidade e afetividade.

7- (IMA/2017) O Estatuto da Criança e do Adolescente é um marco da proteção à infância no País e substituiu o Código de Menores. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente são medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso, aos pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina e educação, EXCETO: 

A) Pagamento de multa ao Estado pelo descumprimento da lei. 
B) Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família. 
C) Encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico. 
D) Encaminhamento da criança a tratamento especializado.

Gabarito

1- B; 2- D; 3- B; 4- B; 5- C; 6- C; 7- C

Um comentário:

  1. Boa tarde.Estou adorando estudar com seu blog,está me ajudando bastante com os concurso de professor.
    A resposta da questão 2 "C" Jean Piaget no seu gabarito tá marcando D.Obrigada.

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