1- (EDUCA/2017) De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de
1996 que estabelece as diretrizes e bases
nacional em seu Art. 28. Na oferta de educação básica
para a população rural, os sistemas de ensino
promoverão as adaptações necessárias à sua adequação
às peculiaridades da vida rural e de cada região,
especialmente:
I. Conteúdos curriculares e m
apropriadas às reais necessidades e interesses
dos alunos da zona rural.
II. Organização escolar própria, incluindo
adequação do calendário escolar às fases do
ciclo agrícola e às condições climáticas.
III. Adequação à natureza do trabalho na zona
IV. Carga horária inferior.
Estão CORRETAS:
(A) I e II apenas.
(B) II e III apenas.
(C) I, II e III apenas.
(D) I e IV apenas.
(E) I, II, III e IV.
2- (EDUCA/2017) A gestão democrática é entendida como a participação
efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar,
pais, professores, estudantes e funcionários na
organização, na construção e na avaliação dos projetos
pedagógicos, na administração dos recursos da es
enfim, nos processos decisórios da escola.
De acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Lei nº 9.394/96, em seu Art. 14 da, os sistemas de
ensino definirão as normas da gestão democrática do
ensino público na educação básica, de acordo c
suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I. Participação dos profissionais da educação na
elaboração do projeto pedagógico da escola.
II. Participação das comunidades escolar e local em
conselhos escolares ou equivalentes.
III. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a
proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
Está(ão) CORRETA(S):
(A) I apenas.
(B) II apenas.
(C) III apenas.
(D) I e II apenas.
(E) I, II e III.
3- (FUNRIO/2016) A Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/ 96) tem como princípios e fins da Educação nacional um dos aspectos
apresentados abaixo. Assinale-o.
(A) Apresenta um processo formativo abrangente envolvendo família, convivência humana, trabalho, instituições de ensino e
pesquisa, além da influência dos movimentos sociais, organizações da sociedade civil e manifestações culturais.
(B) Compreende a Educação e seu processo de formação como livre, democrática e para todos em todo o território nacional
apresentando uma unicidade de vozes de atores sociais e contextos históricos locais e nacionais.
(C) Oferece educação infantil com o objetivo de acompanhamento educacional e registro de desenvolvimento cognitivo das
crianças para determinar a promoção das mesmas para o acesso ao ensino fundamental.
(D) Regula o processo formativo permanente das crianças e adolescentes através exclusivamente da família, vinculando-o
não só ao mundo familiar como também às práticas sociais comunitárias de empoderamento identitário.
(E) Garante o ensino gratuito e obrigatório para crianças e adolescentes em ensino regular, não estabelecendo diretrizes para
aqueles indivíduos que apresentam defasagem entre ano escolar e faixa etária.
4- (FUNRIO/2016) Vygotsky chama de zona de desenvolvimento proximal a (o):
(A) Capacidade do indivíduo de raciocinar plenamente enfrentando situações adversas de trabalho.
(B) Potencialidade física e intelectual para o desenvolvimento de cada um dependendo da faixa etária.
(C) Estágio anterior caracterizado pelo apoio a resolver problemas estimulado por adultos.
(D) Educação baseada no estímulo aos centros neurológicos proximais.
(E) Capacidade afetiva de se relacionar com os próximos superando problemas de relacionamento.
GABARITO
1- B; 2- C; 3- A; 4- C.
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