02/09/2017

SIMULADO LDB/96 e VYGOTSKY

1- (EDUCA/2017) De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases nacional em seu Art. 28. Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:

I. Conteúdos curriculares e m apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural. 
II. Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas. 
III. Adequação à natureza do trabalho na zona 
IV. Carga horária inferior. 

Estão CORRETAS: 

(A) I e II apenas. 
(B) II e III apenas. 
(C) I, II e III apenas. 
(D) I e IV apenas. 
(E) I, II, III e IV. 

2- (EDUCA/2017) A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da es enfim, nos processos decisórios da escola. De acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei nº 9.394/96, em seu Art. 14 da, os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo c suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: 

I. Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola. 
II. Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. 
III. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. 

Está(ão) CORRETA(S): 

(A) I apenas. 
(B) II apenas. 
(C) III apenas. 
(D) I e II apenas. 
(E) I, II e III.    

3- (FUNRIO/2016) A Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/ 96) tem como princípios e fins da Educação nacional um dos aspectos apresentados abaixo. Assinale-o. 

(A) Apresenta um processo formativo abrangente envolvendo família, convivência humana, trabalho, instituições de ensino e pesquisa, além da influência dos movimentos sociais, organizações da sociedade civil e manifestações culturais. 
(B) Compreende a Educação e seu processo de formação como livre, democrática e para todos em todo o território nacional apresentando uma unicidade de vozes de atores sociais e contextos históricos locais e nacionais. 
(C) Oferece educação infantil com o objetivo de acompanhamento educacional e registro de desenvolvimento cognitivo das crianças para determinar a promoção das mesmas para o acesso ao ensino fundamental. 
(D) Regula o processo formativo permanente das crianças e adolescentes através exclusivamente da família, vinculando-o não só ao mundo familiar como também às práticas sociais comunitárias de empoderamento identitário. 
(E) Garante o ensino gratuito e obrigatório para crianças e adolescentes em ensino regular, não estabelecendo diretrizes para aqueles indivíduos que apresentam defasagem entre ano escolar e faixa etária. 

4- (FUNRIO/2016) Vygotsky chama de zona de desenvolvimento proximal a (o): 

(A) Capacidade do indivíduo de raciocinar plenamente enfrentando situações adversas de trabalho. 
(B) Potencialidade física e intelectual para o desenvolvimento de cada um dependendo da faixa etária. 
(C) Estágio anterior caracterizado pelo apoio a resolver problemas estimulado por adultos. 
(D) Educação baseada no estímulo aos centros neurológicos proximais. 
(E) Capacidade afetiva de se relacionar com os próximos superando problemas de relacionamento.

GABARITO

1- B; 2- C; 3- A; 4- C.

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