Resolva prova elaborada e aplicada pelo Instituto Excelência no dia 21/01/2018.
18) A aquisição do sistema de escrita, assim como de
outros sistemas simbólicos, adquire uma relevância
estrutural em termos mentais e cognitivos para o
indivíduo que passa a dominá-lo e não pode ser
alcançada de maneira puramente mecânica e externa,
ao contrário, pressupõe o culminar, na criança, de um
processo de desenvolvimento de funções
comportamentais complexas. ((VYGOTSKY).
Com
base nesse texto VYGOTSKY chegou a algumas
conclusões, assinale a INCORRETA:
a) O ensino da escrita deveria ser transferido para a pré-
escola, sob o argumento de que as crianças menores são
capazes de descobrir a função simbólica da escrita.
b) Que a escrita seja concebida como uma habilidade
motora, mecânica.
c) As crianças não aprendem a ler e a escrever, mas, sim,
descobrem essas habilidades durante as situações de
brincadeiras nas quais sentem a necessidade de ler e
escrever.
d)Nenhum das alternativas.
23) O nível de desenvolvimento real caracteriza o
desenvolvimento mental retrospectivamente,
enquanto a zona de desenvolvimento proximal
caracteriza o desenvolvimento mental
prospectivamente (Vygotsky).
Com base nesse trecho
assinale a alternativa INCORRETA:
a) Vygotsky defende que há uma diferença entre o que o
aluno já sabe (as habilidades que ele domina sozinho) e o
que ainda não sabe, mas está próximo de saber (porque já
consegue realizar com a ajuda de alguém).
b) Percebe-se uma crítica às avaliações que investigam o
passado da aprendizagem (ao retratar, de forma
retrospectiva, os níveis já atingidos).
c) Podemos afirmar que é muito mais importante
determinar o que a criança pode aprender no futuro e que
deve ser o foco da atuação do professor, com exercícios
em grupo e compartilhamento de dúvidas e experiências.
d) Nenhuma das alternativas.
Gabarito
18- B; 23- B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário