28/01/2018

PROVA - professor de educação básica I (Instituto Excelência/2018)

Resolva prova elaborada e aplicada pelo Instituto Excelência no dia 21/01/2018. 





18) A aquisição do sistema de escrita, assim como de outros sistemas simbólicos, adquire uma relevância estrutural em termos mentais e cognitivos para o indivíduo que passa a dominá-lo e não pode ser alcançada de maneira puramente mecânica e externa, ao contrário, pressupõe o culminar, na criança, de um processo de desenvolvimento de funções comportamentais complexas. ((VYGOTSKY). 

Com base nesse texto VYGOTSKY chegou a algumas conclusões, assinale a INCORRETA: 

a) O ensino da escrita deveria ser transferido para a pré- escola, sob o argumento de que as crianças menores são capazes de descobrir a função simbólica da escrita. 
b) Que a escrita seja concebida como uma habilidade motora, mecânica.
c) As crianças não aprendem a ler e a escrever, mas, sim, descobrem essas habilidades durante as situações de brincadeiras nas quais sentem a necessidade de ler e escrever. 
d)Nenhum das alternativas.

23) O nível de desenvolvimento real caracteriza o desenvolvimento mental retrospectivamente, enquanto a zona de desenvolvimento proximal caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente (Vygotsky).

Com base nesse trecho assinale a alternativa INCORRETA: 

a) Vygotsky defende que há uma diferença entre o que o aluno já sabe (as habilidades que ele domina sozinho) e o que ainda não sabe, mas está próximo de saber (porque já consegue realizar com a ajuda de alguém). 
b) Percebe-se uma crítica às avaliações que investigam o passado da aprendizagem (ao retratar, de forma retrospectiva, os níveis já atingidos). 
c) Podemos afirmar que é muito mais importante determinar o que a criança pode aprender no futuro e que deve ser o foco da atuação do professor, com exercícios em grupo e compartilhamento de dúvidas e experiências. 
d) Nenhuma das alternativas.

Gabarito 

18- B; 23- B. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário