21/09/2016

Teste seus conhecimentos - Gestão democrática e Projeto pedagógico (Bibliografia diretor de escola - Resolução 52)

Leia com atenção o caso a seguir. Ele será utilizado para responder às questões de números 1 a 3.

Uma escola estadual rural enfrentava uma grande evasão dos alunos no Ensino Médio. Embora fosse uma escola do campo, reproduzia características urbanas. Nas reuniões do Conselho de Escola, foram discutidas as expectativas e as alternativas. A comunidade afirmava não poder abrir mão da presença de seus jovens no trabalho rural. A associação de agricultores indicava a necessidade de formação técnica para seus jovens. A equipe da escola preocupava-se em garantir a educação básica completa a seus alunos. A equipe gestora e o corpo docente construíram um projeto de escola em que os alunos ficam em tempo integral na escola. Pela manhã, os estudantes divididos em equipes, em esquema de rodízio, seguem para o trabalho prático. Orientados por um professor-monitor, distribuem-se entre o viveiro, a lavoura, o aviário, a horta, os insumos, o cuidado dos animais etc. À tarde, depois do almoço e da sesta, vão para a sala de aula, onde aprendem os conteúdos teóricos e partilham os saberes adquiridos com a experiência prática. Uma semana, os alunos ficam na escola. Uma semana, ficam em casa e trabalham com as famílias compartilhando o que aprenderam. Para viabilizar o projeto, a associação de agricultores cedeu um barracão e doou um terreno. A cooperativa local cedeu equipamentos. A escola saltou de 33 alunos em 2010 para 217 alunos em 2013.

1- (Vunesp/2014) Segundo Vitor Henrique Paro, para que a escola construísse essa transformação foi necessária a superação de condicionantes internos a ela e determinantes presentes na comunidade que impedem a participação democrática no interior da escola. Assinale a alternativa que indica, dentre outros, os condicionantes internos e os determinantes da comunidade, respectivamente, superados. 

(A) As condições de trabalho e os interesses dos grupos dentro da escola.
(B) As condições de trabalho e os mecanismos coletivos de participação.
(C) As condições objetivas de vida e os institucionais.
(D) A visão da população sobre a escola e a visão sobre a participação.
(E) Mecanismos coletivos de participação e os interesses dos grupos dentro da escola.

2. (Vunesp/2014) Essa escola, segundo Padilha em sua obra Planejamento Dialógico, enquadrar-se-ia em uma escola na perspectiva cidadã. Para o autor, cidadania e escola seriam, respectivamente,

(A) a vigilância sobre o cumprimento das deliberações da Declaração Universal dos Direitos Humanos; o locus central do processo de ensino.
(B) o exercício pleno, por parte da sociedade, de seus direitos e deveres, baseado no exercício da democracia; o locus central do processo educativo.
(C) aquela outorgada pelo Estado com a ideia moral do favor e da tutela; o locus único da aprendizagem.
(D) a vigilância sobre o cumprimento das deliberações da Declaração Universal dos Direitos Humanos; aquela que se assume como centro de direitos.
(E) aquela outorgada pelo Estado com a ideia moral do favor e da tutela; aquela que viabiliza ou luta para que os educandos e educadores sejam eles mesmos.

3. (Vunesp/2014) O relato da experiência apresenta, segundo Bussmann (in Veiga), características de uma organização escolar que se quer democrática, em que a participação é elemento inerente à consecução dos fins, em que se buscam e se desejam práticas coletivas e individuais baseadas em decisões tomadas e assumidas pelo coletivo escolar. 

Segundo a autora citada, esse tipo de escola exige da equipe diretiva

(A) competência na sua área de formação. Ênfase nas ações técnicas, na estrutura escolar e na gerência de verbas, com maior ou menor centralização e com todas as variações do uso das leis, das máquinas e dos modelos.
(B) domínio dos paradigmas da ciência administrativa, garantindo eficiência e eficácia na produtividade, de forma parcelada passível de garantir o acompanhamento e a execução da proposta.
(C) liderança e vontade firme para coordenar, dirigir e comandar o processo decisório, assegurando que decisões tomadas de forma participativa e respaldadas técnica, pedagógica e teoricamente sejam efetivamente cumpridas por todos.
(D) competência e vontade firme para, com maior ou menor centralização e com todas as variações do uso das leis, das máquinas e dos modelos, acompanhar e comandar a execução da proposta.
(E) domínio e liderança mediadora para executar a proposta construída em sintonia com a legislação vigente, com os aspectos técnicos, burocráticos e financeiros inerentes às instituições.

Gabarito

1- B
2- B
3- C

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