
(A) Jean Piaget
(B) Lev Vygotsky
(C) Emília Ferreiro
(D) Paulo Freire
2- (São José do Barreiro/2017) Piaget,
embora não tendo sido um educador, contribuiu muito para a discussão de
questões relativas ao desenvolvimento do raciocínio do homem. Segundo Piaget, a
criança age sobre os objetos do ambiente para conhecê-los por meio de alguma
base de conhecimento que já possua. A esse processo de utilizar um esquema que
já existe e aplicá-lo a uma nova situação, Piaget chama de:
(A) Esquematização;
(B) Assimilação;
(C) Acomodação;
(D) Equilibração.
3- (São José do Barreiro/2017) Quarto
estágio da teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo, que ocorre durante a
adolescência, que possibilita estabelecer relações e coordenar pontos de vista
diferentes (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente.
Outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade
de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente.
(A) Sensório motor
(B) Pré-operacional
(C) Operações Concretas
(D) Operações Formais
Para responder ao item 4,
leia o texto abaixo.
A Teoria Histórico-Cultural, dá suporte conceitual
para entender a aprendizagem e o desenvolvimento, ao afirmar que “[...] aprendizado
não é desenvolvimento; entretanto o aprendizado adequadamente organizado resulta
em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de
desenvolvimento que,
de outra forma, seriam impossíveis de acontecer”. (VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 118).
de outra forma, seriam impossíveis de acontecer”. (VYGOTSKY, L. S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 118).
4- (Prefeitura de Londrina/2017) De acordo com o arcabouço da teoria históricocultural, em sua obra Formação Social da Mente, Vygotsky (2003) afirma que:
(A) a noção de zona de desenvolvimento proximal capacita-nos a propor uma nova fórmula, a de que o “bom aprendizado” é somente aquele que se adianta ao desenvolvimento.
(B) numa atividade coletiva ou sob a orientação de adultos as crianças podem imitar uma variedade de ações que vão muito além dos limites de suas próprias capacidades.
(C) o desenvolvimento precede a aprendizagem, ou seja, fatores hereditários ou maturacionais
impulsionam a aprendizagem das capacidades das crianças.
(D) estão corretas as
alternativas A e B.
Para responder ao item 5, leia o texto abaixo.
“Todas as funções no
desenvolvimento da criança aparecem duas vezes: primeiro, no nível social, e, depois,
no nível individual: primeiro, entre pessoas (interpsicológica), e, depois, no
interior da criança (intrapsicológica).” (VYGOTSKY, L. S. A Formação social da
mente. São Paulo:
Martins Fontes, 2003, p. 75).
Martins Fontes, 2003, p. 75).
5- (Prefeitura de Londrina/2017) A utilização de signos e instrumentos, recursos mediadores externos, vão, paulatinamente, se transformando em processos internos de mediação. Neste sentido, numa perspectiva histórico-cultural, Vygotsky (2003) aponta para o conceito de reconstrução interna de uma operação externa, qual seja a:
(A) dialética
(B) internalização
(C) rede de significações
(D) nenhuma alternativa está correta.
Para responder ao item 6, leia o texto abaixo.
“Quando um indivíduo aproxima sua
mão da chama de uma vela e a retira rapidamente ao sentir dor, está estabelecida
uma relação direta entre o calor da chama e a retirada da mão. Se, no entanto,
o indivíduo retirar a mão quando apenas sentir o calor e lembrar-se da dor sentida
em outra ocasião, a relação entre a chama da vela e a retirada da mão estará
mediada pela lembrança da experiência anterior. Se, em outro caso, o indivíduo
retirar a mão quando alguém lhe disser que pode se queimar, a relação estará
mediada pela intervenção dessa outra pessoa”.
(OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. Série Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 1993, p. 26).
(OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. Série Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 1993, p. 26).
6- (Prefeitura de Londrina/2017) A relação do homem
com o mundo não é uma relação direta, mas fundamentalmente uma relação mediada.
De acordo com Oliveira (1993):
I - a mediação ocorre por meio de elementos mediadores, intermediários, entre o estímulo e a resposta, que podem ser: instrumentos, signos ou intervenções de um adulto ou de companheiros mais capazes.
II - instrumentos são elementos
externos ao indivíduo, que auxiliam nas ações concretas e signos são
ferramentas que auxiliam nos processos psicológicos, orientados para dentro do
indivíduo.
III - instrumentos são ferramentas que auxiliam nos processos psicológicos, orientados para dentro do indivíduo e signos são elementos externos ao indivíduo, que auxiliam nas ações concretas.
III - instrumentos são ferramentas que auxiliam nos processos psicológicos, orientados para dentro do indivíduo e signos são elementos externos ao indivíduo, que auxiliam nas ações concretas.
Em
relação às proposições, pode se afirmar que:
(A) as alternativas I e II
são verdadeiras.
(B) as alternativas I e
III são falsas.
(C) apenas a alternativa I é verdadeira.
(D) apenas a alternativa III é verdadeira.
Gabrito
1- B; 2- B; 3- C; 4- D; 5- B; 7- A
este gabarito está incorreto, o número 3 o correto é letra D, e não C.
ResponderExcluirA questão 3 está com o gabatito errado. A resposta correta é a letra D. Pois o quarto estágio na teoria de Piaget e o Operatório Formal.
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